Publicidade Continue a leitura a seguir

GP de Itália/Qualificação: Pole position para Leclerc em sessão com final estranho

Publicidade Continue a leitura a seguir

Numa qualificação atípica em Monza, Charles Leclerc obteve uma saborosa pole position com a Ferrari para o GP da Itália, mas a última volta da sessão está a ser ainda investigada pelos comissários depois de os pilotos terem conseguido ‘armar’ uma confusa na fase final.

Num circuito onde a velocidade de ponta é fundamental, os pilotos marcaram a sua volta rápida logo no início da Q3, com um despiste de Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) sensivelmente a meio da fase decisiva a causar uma interrupção. Uma retomada a sessão, os pilotos permaneceram na boxe à espera que os demais entrassem na pista para poderem apanhar o cone de aspiração e, assim, aumentar a sua velocidade de ponta.

Contudo, apenas nos últimos dois minutos isso sucedeu, com Leclerc e Sainz (McLaren) a serem os únicos a conseguirem cumprir a segunda volta lançada. Os demais, ‘tropeçando’ uns nos outros, falharam a passagem na linha de meta antes da bandeira de xadrez que colocou um ponto final na sessão, ficando Leclerc com o melhor tempo, com uma volta em 1.19,307s.

Lewis Hamilton (Mercedes) ficou com o segundo tempo, a apenas 0,039s da pole position, ficando em boa posição para amanhã poder lutar pelo triunfo, ao passo que Valtteri Bottas (Mercedes) ficou com o terceiro melhor tempo, a meros 0,047s da frente. Pouco atrás, na quarta posição, ficou o alemão Sebastian Vettel, no segundo Ferrari, que também não encontrou forma de fazer uma volta lançada.

Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, ambos da Renault, ficaram nas duas posições seguintes, a 0,532s e a 0,742s, respetivamente, enquanto Carlos Sainz firmou o sétimo tempo, a 1,148s. Depois, sem tempo, Alexander Albon (Red Bull), Lance Stroll (Racing Point) e Raikkonen.

Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) registou o 11º tempo, logo à frente de Kevin Magnussen (Haas), Daniil Kvyat (Toro Rosso), Lando Norris (McLaren) e de Pierre Gasly (Toro Rosso). Para Max Verstappen, prevê-se uma prova complicada, uma vez que o holandês iria partir da derradeira posição devido a uma penalização por troca de motor Honda, mas ainda assim, o piloto da Red Bull sofreu um problema na sessão.

A ordem da qualificação poderá ainda sofrer alterações, estando em investigação pelos comissários os acontecimentos da última volta.