Sergio Pérez venceu o GP do Azerbaijão, batendo o seu colega de equipa da Red Bull, Max Verstappen numa luta pelo triunfo que foi reservada àqueles dois pilotos, enquanto Charles Leclerc (Ferrari) foi o terceiro, mas sem hipóteses na luta pela primeira posição.

Tal como na corrida Sprint, igualmente ganha por Pérez, o mexicano esteve ao mais alto nível, fazendo uma prova praticamente isenta de erros, com exceção de um ligeiro toque no muro numa fase em que já liderava, mas com Verstappen ‘à espreita’.

Leclerc partiu melhor da pole position e segurou a primeira posição, mas a rapidez dos Red Bull em linha reta fez com depressa perdesse a liderança para Verstappen primeiro e para Pérez depois. Os dois começaram logo a abrir uma vantagem sobre o piloto da Ferrari, mas na décima volta o líder entrou na boxe para montar pneus novos, num momento em que Nyck de Vries (AlphaTauri) já estava parado na pista depois de ter dado um toque num muro.

O safety car foi chamado à pista, o que deu a Pérez e a Leclerc a oportunidade de pararem nas boxes sem perder a posição para Verstappen, que entretanto ficara em terceiro.

 

No reinício, com praticamente todo o pelotão já com pneus duros novos, Verstappen depressa passou Leclerc, enquanto mais atrás Fernando Alonso (Aston Martin) fez o mesmo a Carlos Sainz (Ferrari) na luta pela quarta posição.

Daí em diante, Pérez e Verstappen lutaram entre si pelo triunfo, ainda que o atual campeão do mundo nunca tenha estado em piso de atacar verdadeiramente o seu colega de equipa. Verstappen mantém a liderança do Campeonato de Pilotos, mas agora apenas com seis pontos de avanço sobre Pérez.

Leclerc foi perdendo ritmo gradualmente e terminou a corrida a cerca de 20 segundos do vencedor, resistindo à aproximação tardia de Alonso, que também esteve em grande forma. Sainz foi o quinto, segurando atrás de si o Mercedes de Lewis Hamilton, mesmo com este a dispor de DRS por algumas vezes.

Lance Strolll (Aston Martin) terminou na sétima posição, à frente de George Russell (Mercedes), que acabou por ficar com a volta mais rápida da corrida (na última volta depois de montar pneus macios) e o respetivo ponto suplementar.

Os últimos lugares pontuáveis ficaram para Lando Norris (McLaren) e Yuki Tsunoda (Alphatauri).