No primeiro dia de treinos livres para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, a Red Bull mostrou estar novamente em grande forma, logo à frente da Ferrari, enquanto a Mercedes-AMG, tal como sucedeu no Mónaco, esteve uns furos abaixo do que seria de esperar, mesmo para uma sexta-feira com diferentes estratégias de trabalho em pista.

Ausente do calendário de 2020 devido à pandemia de Covid-19, o circuito de Baku volta a receber os monolugares de Fórmula 1 para 2021, com os pilotos expectantes para retomarem a competição após duas semanas de interregno desde o GP do Mónaco. Tal como no Principado, os Red Bull-Honda voltaram a estar em grande forma nos treinos livres, com Max Verstappen a liderar a sessão matinal e Sérgio Perez a ser o mais rápido na vespertina. Em qualquer dos casos, os principais rivais da equipa de Milton Keynes vestiram de vermelho Ferrari.

O primeiro treino livre teve em Verstappen o piloto mais rápido em pista, com uma volta em 1.43,184s, que o deixou apenas 0,043s à frente de Charles Leclerc, num Ferrari, que parece querer repetir a boa prestação de há 15 dias, até porque o seu colega de equipa, Carlos Sainz, ficou na terceira posição, a 0,337s. O segundo Red Bull, pilotado por Sérgio Perez, ficou na quarta posição, a 0,446s, tendo Daniel Ricciardo (McLaren) finalizado a sessão no quinto posto, já mais de meio segundo.

Pierre Gasly, ao volante de um AlphaTauri, ficou na sexta posição, logo à frente de Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), com este a ficar a mais de sete décimos do tempo de Verstappen.

A primeira sessão ficou marcada, de resto, por diversos momentos complicados para os pilotos, com muitos a queimarem travagens e a seguirem em frente nas escapatórias, como foi o caso de Valtteri Bottas (Mercedes-AMG), Sainz, Gasly, Hamilton, Lando Norris (McLaren), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), George Russell (Williams), Sebastian Vettel (Aston Martin), Nikita Mazepin (Haas) e Mick Schumacher (Haas). Tsunoda e Mazepin não evitaram mesmo contactos com os muros, mesmo que os danos tenham sido escassos.

A toada de incidentes e saídas de pista continuou na segunda sessão, embora a única bandeira vermelha tenha sido causada pela paragem em pista do Williams de Nicholas Latifi devido a problemas mecânicos. Outro momento mais complicado teve como protagonista Charles Leclerc (Ferrari), que deu um toque na barreira de proteção na curva 15 – perdendo a asa dianteira do seu carro – e obrigando a um período de safety car virtual.

Ainda assim, com as condições da pista a melhorarem ligeiramente na tarde, Perez foi o mais rápido, com um tempo de 1.42,115s, batendo Verstappen por apenas 0,101, reforçando a ideia de que a Red Bull está com um monolugar muito competitivo nas ruas de Baku. Logo atrás, tal como de manhã, os dois Ferrari, agora com Sainz na frente de Leclerc, a 0,128s e 0,321s, respetivamente.

Na quinta posição ficou Gasly, uma vez mais com uma ótima prestação, mostrando que o AlphaTauri também está em muito boa forma. Fernando Alono (Alpine) fez o sexto tempo, parecendo demonstrar que a má prestação do Mónaco foi um percalço, ficando à frente do ainda mais surpreendente Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo). Lando Norris ficou com a oitava posição, imediatamente à frente de Esteban Ocon (Alpine) e de Tsunoda (AlphaTauri).

De fora dos dez primeiros, numa circunstância pouco usual para uma sessão de treinos disputada sem chuva ou interrupções, ficaram ambos os Mercedes-AMG, com Hamilton a ser apenas o 11o na classificação, queixando-se de que “não consigo ir mais depressa do que isto” a certa altura da sessão. Pior ainda foi o seu companheiro de equipa, com Bottas a não ir além do 16o tempo.

Mesmo que seja expectável uma franca melhoria nas prestações da equipa ao longo dos próximos dois dias, esta sexta-feira deixará os pilotos da Mercedes com muito para pensar.