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GP do Bahrein: Reação da Ferrari ou confirmação do domínio Mercedes?

Esta é a 15ª vez que o Bahrein acolhe um GP de Fórmula 1.
Vettel é o piloto com mais pole positions neste GP, um total de três. Se Hamilton lograr o primeiro lugar da grelha igualará o alemão e conseguirá a 85ª pole da sua carreira. Mas a nível de equipas, a Mercedes é a que mais pole positions tem no Bahrain, apenas mais uma que a Ferrari, num total de cinco.
No que diz respeito a vitórias, o piloto da Ferrari lidera. Vettel já venceu no Bahrain por quatro vezes, duas delas as mais recentes, em 2017 e 2018.
Valtteri Bottas conseguiu a primeira pole da sua carreira neste circuito, em 2017. E foi também aqui, há um ano, que o finlandês somou o seu primeiro segundo lugar na temporada, de um total de sete.
Possíveis recordes para Hamilton: precisa apenas de 25 voltas à frente do GP para completar um total de 4000 voltas na liderança em corridas de F1. O atual campeão pode ainda destronar Alain Prost no terceiro lugar de sempre de voltas mais rápidas. Empatado neste momento com o francês, Hamilton pode ultrapassá-lo se firmar a 41ª volta mais rápida na carreira. Em segundo está Kimi Raikkonen (46) e em primeiro Michael Schumacher (77).
Se a Mercedes vencer este domingo, será a 175ª vitória da construtora alemã na história da F1. Já se for a Ferrari a conseguir vencer a partir da pole position, será a 100ª vez que tal se verifica na história da equipa italiana.
Se Nico Hulkenberg não vencer este fim-de-semana alcançará Martin Brundle como o terceiro piloto com mais corridas de sempre sem subir ao lugar mais alto do pódio.

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O Mundial de Fórmula 1 visita este fim de semana a região desértica de Sakhir, no Bahrein, para o segundo Grande Prémio da temporada, com a grande incógnita a ser a resposta da Ferrari ao aparente domínio da Mercedes-AMG na prova inaugural depois de chegar a Melbourne com o favoritismo do seu lado.

Valtteri Bottas acabou por ser um vencedor algo surpreendente do Grande Prémio da Austrália, batendo o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton e mostrando uma enorme superioridade da equipa campeã do mundo relativamente às demais. O piloto finlandês abriu assim com ‘chave de ouro’ a sua participação na temporada de 2019, mesmo se Hamilton teve do seu lado um problema com a aerodinâmica do monolugar (fundo plano danificado), que acabou por prejudicar o seu ritmo em corrida.

Mas, o grande tema de conversa após o fim de semana de abertura da temporada foi o ritmo mais lento da Ferrari, relativamente ao que era esperado inicialmente, com Sebastian Vettel e Charles Leclerc a confessarem-se sem ritmo para acompanhar os Mercedes e, como se veio a comprovar na corrida, até a perderem para o Red Bull Honda de Max Verstappen. Nestas duas últimas semanas, a equipa de Maranello analisou os dados e garante que já efetuou “as correções necessárias” para que não existam os mesmos problemas de competitividade que a afetaram em Melbourne.

Do lado da Red Bull, o bom ritmo evidenciado na Austrália dá bons auspícios para o resto da temporada, tanto mais que o motor Honda também deu boa conta de si (também no carro de Pierre Gasly). Estas deverão voltar a ser as três equipas da frente no circuito de Sakhir, onde as temperaturas costumam ser mais elevadas, prevendo-se, tal como sucedeu na Austrália, que exista uma diferença relativa para o segundo pelotão, esse sim, bastante mais compacto e com lutas muito interessantes.

Horários

O arranque do GP está marcado para 16h10 de domingo. Antes, na sexta-feira (29 de março), tem lugar a primeira sessão de treinos livres pelas 11h00 e a segunda inicia-se às 15h00. No sábado (30), a última sessão de treinos livres realiza-se às 12h00, com a qualificação a decorrer às 15h00.

À cabeça, é previsível que a Haas, Renault, Alfa Romeo, McLaren e Racing Point sejam as protagonistas mais fortes da luta no meio do pelotão, não se podendo esquecer também a Toro Rosso. Dessas, foram a Haas e a Renault que melhor conta de si deram na Austrália, com Kevin Magnussen, da formação americana, a ser o melhor dos ‘outros’ na sétima posição, logo à frente do Renault de Nico Hulkenberg, num fim de semana em que o seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo ficou algo aquém das expectativas.

Na cauda da grelha não devem restar grandes dúvidas de que a Williams terá grandes dificuldades para deixar os dois últimos lugares, embora seja admissível que a equipa de Grove esteja mais perto das demais. Na Austrália, tanto Robert Kubica, como George Russell demonstraram ritmo paupérrimo para uma equipa histórica que, há não muito tempo, lutava por títulos mundiais…

Todas as dúvidas serão desfeitas no próximo domingo, pelas 18h10, hora limite para o final da corrida no Bahrein (tem início às 16h10).