Publicidade Continue a leitura a seguir

GP do Bahrein/TL1: Ferrari ‘responde’ ao domínio Mercedes

Publicidade Continue a leitura a seguir

A primeira sessão de treinos livres para o GP do Bahrein, em Sakhir, teve a Ferrari como grande dominadora, com a equipa italiana a parecer estar em posição mais competitiva do que há 15 dias, com Charles Leclerc e Sebastian Vettel a ocuparem as duas posições de topo do primeiro treino.

Os dois pilotos da Ferrari ficaram com uma grande vantagem sobre os rivais da Mercedes-AMG, com Leclerc a rodar em 1.30.354s na sua melhor volta com os pneus macios, deixando Vettel a apenas 0,2 segundos. Já o terceiro melhor, que foi o vencedor do GP da Austrália, Valtteri Bottas, ficou a 0,7 segundos do piloto alemão da Ferrari e a quase um segundo do monegasco, ao passo que Lewis Hamilton ficou mesmo a 1,2 segundos, na quarta posição.

Curiosamente, além da distância do duo da frente para os restantes, o resto do pelotão registou tempos mais próximos, resultando numa formação muito compacta. Max Verstappen levou o seu Red Bull Honda até ao quinto posto (gastando mais 1,3s do que Leclerc), logo atrás de Hamilton, enquanto Pierre Gasly foi o sexto, a 1,4 segundos do melhor tempo da sessão.

O melhor dos ‘outros’ acabou por ser o McLaren de Carlos Sainz, com um tempo 1,598s mais lento do que o melhor, logo à frente de Nico Hulkenberg (Renault), que gastou 1,686s a mais na sua volta, em comparação com a de Leclerc.

A sessão ficou marcada pelas temperaturas altas, acima dos 40 graus na pista, mas também pela sujidade do asfalto, acabando por apanhar alguns pilotos desprevenidos. Entre as situações dignas de registo, Romain Grosjean excedeu-se na passagem por um corretor e danificou a asa dianteira do seu Haas, ao passo que Hulkenberg e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) terminaram a sessão com um contacto que até fez o monolugar italiano ‘descolar’ do asfalto, quando o alemão rodava de forma lenta e não contou com a aproximação rápida de Giovinazzi.