Max Verstappen (Red Bull) dominou o GP do Bahrein de Fórmula 1, primeira prova da temporada de 2023, terminando à frente do seu companheiro de equipa Sergio Pérez, numa demonstração de superioridade da equipa de Milton Keynes. Fernando Alonso (Aston Martin) foi um dos principais animadores da prova, ao terminar na terceira posição, enquanto na Ferrari voltaram as preocupações com o abandono de Charles Leclerc quando era terceiro.

A Red Bull já havia demonstrado nos testes de pré-temporada que estava bastante forte, mas na corrida ambos os pilotos estiveram em corridas à parte, com Max Verstappen a liderar com grande facilidade desde o arranque, enquanto Leclerc saltou para segundo na partida, com Pérez e Carlos Sainz (Ferrari) logo atrás. O atual campeão do mundo começou a abrir uma vantagem que chegou aos dez segundos aquando das primeiras paragens nas boxes e Pérez não tardou a ultrapassar Leclerc ainda antes do meio da corrida.

Daí em diante, os dois Red Bull rumaram para uma ‘dobradinha’, com Verstappen a vencer com quase 12 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa, enquanto a ‘animação’ decorreu mais atrás. Leclerc estava encaminhado para o terceiro lugar, dispondo de uma vantagem confortável para Sainz, que era o quarto, mas na 41ª das 57 voltas da corrida, um problema de motor obrigou Leclerc a abandonar, num mau sinal para a equipa italiana, que esperava ter remediado as preocupações relativas à fiabilidade do ano passado.

Sainz foi, depois, impotente para segurar o terceiro lugar perante a ‘escalada’ tardia de Alonso, que voltou a um pódio e a demonstrar toda a sua competitividade na Fórmula 1, apesar de no início ter visto o seu colega de equipa, Lance Stroll, a exagerar numa travagem e a dar-lhe um toque na traseira do carro. Sem danos aparentes, o espanhol prosseguiu para uma prova de alto nível e viria depois a ultrapassar com brilhantismo Lewis Hamilton (Mercedes) e Sainz.

Este terminou em quarto, conseguindo suster a pressão de Hamilton, ao passo que Stroll terminou em sexto, numa corrida de esforço em virtude de competir com o pulso direito a recuperar de uma operação. George Russell (Mercedes) foi o sétimo, vendo-se batido pelos Aston Martin, ao passo que Valtteri Bottas (Alfa Romeo) deu os primeiros pontos à equipa italiana após uma prova combativa, adetivo que pode ser, igualmente, aplicado a Pierre Gasly (Alpine), que partiu de último, mas que chegou ao nono lugar. Alex Albon (Williams) terminou no décimo lugar, começando o ano com um precioso ponto.

Deceção para a AlphaTauri, que não colocou nenhum piloto nos pontos (Yuki Tsunoda foi 11º e Nyck de Vries o 14º), mas também para a Haas, que teve como melhor representante Kevin Magnussen, na 13ª posição. No entanto, a verdadeira desilusão viveu-se na garagem da McLaren, na qual Oscar Piastri abandonou (foi o primeiro piloto a abandonar na temporada) e Lando Norris foi o último piloto classificado, em 17º.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.