A Red Bull já havia demonstrado nos testes de pré-temporada que estava bastante forte, mas na corrida ambos os pilotos estiveram em corridas à parte, com Max Verstappen a liderar com grande facilidade desde o arranque, enquanto Leclerc saltou para segundo na partida, com Pérez e Carlos Sainz (Ferrari) logo atrás. O atual campeão do mundo começou a abrir uma vantagem que chegou aos dez segundos aquando das primeiras paragens nas boxes e Pérez não tardou a ultrapassar Leclerc ainda antes do meio da corrida.
Daí em diante, os dois Red Bull rumaram para uma ‘dobradinha’, com Verstappen a vencer com quase 12 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa, enquanto a ‘animação’ decorreu mais atrás. Leclerc estava encaminhado para o terceiro lugar, dispondo de uma vantagem confortável para Sainz, que era o quarto, mas na 41ª das 57 voltas da corrida, um problema de motor obrigou Leclerc a abandonar, num mau sinal para a equipa italiana, que esperava ter remediado as preocupações relativas à fiabilidade do ano passado.
Sainz foi, depois, impotente para segurar o terceiro lugar perante a ‘escalada’ tardia de Alonso, que voltou a um pódio e a demonstrar toda a sua competitividade na Fórmula 1, apesar de no início ter visto o seu colega de equipa, Lance Stroll, a exagerar numa travagem e a dar-lhe um toque na traseira do carro. Sem danos aparentes, o espanhol prosseguiu para uma prova de alto nível e viria depois a ultrapassar com brilhantismo Lewis Hamilton (Mercedes) e Sainz.
Este terminou em quarto, conseguindo suster a pressão de Hamilton, ao passo que Stroll terminou em sexto, numa corrida de esforço em virtude de competir com o pulso direito a recuperar de uma operação. George Russell (Mercedes) foi o sétimo, vendo-se batido pelos Aston Martin, ao passo que Valtteri Bottas (Alfa Romeo) deu os primeiros pontos à equipa italiana após uma prova combativa, adetivo que pode ser, igualmente, aplicado a Pierre Gasly (Alpine), que partiu de último, mas que chegou ao nono lugar. Alex Albon (Williams) terminou no décimo lugar, começando o ano com um precioso ponto.
Deceção para a AlphaTauri, que não colocou nenhum piloto nos pontos (Yuki Tsunoda foi 11º e Nyck de Vries o 14º), mas também para a Haas, que teve como melhor representante Kevin Magnussen, na 13ª posição. No entanto, a verdadeira desilusão viveu-se na garagem da McLaren, na qual Oscar Piastri abandonou (foi o primeiro piloto a abandonar na temporada) e Lando Norris foi o último piloto classificado, em 17º.
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