Max Verstappen (Red Bull) venceu o GP do Canadá depois de resistir à pressão final de Carlos Sainz (Ferrari), numa prova que ficou ainda marcada pelo regresso aos pódios de Lewis Hamilton (Mercedes-AMG). Partindo do 19º lugar, Charles Leclerc (Ferrari) terminou em quinto lugar, minimizando os danos para Verstappen na luta pelo título, mas vendo o neerlandês fugir ainda mais na frente da tabela.

A corrida ficou marcada pela diferença estratégica entre Verstappen e Sainz, com os dois a aproveitarem diferentes momentos de neutralização da prova para fazerem paragens nas boxes que se mostraram decisivas. A luta pelo triunfo ficou em aberto quando na 50ª volta, o safety car reuniu o pelotão e permitiu a Sainz voltar às boxes para a sua segunda paragem nas boxes, perdendo a liderança que detinha então para Verstappen (que havia parado algumas voltas), mas ficando praticamente ‘colado’ ao líder.

Apesar de ter pneus mais frescos (seis voltas), Sainz nunca conseguiu desferir um ataque decisivo a Verstappen, mesmo com a ajuda do DRS na grande reta antes da meta, valendo ao líder do campeonato a maior velocidade de ponta do seu Red Bull para assim vencer pela primeira vez o GP do Canadá.

Após uma corrida para esquecer, no Azerbaijão, os Ferrari voltaram a estar em muito bom nível, com Sainz a obter um segundo lugar, não conseguindo encontrar forma de superar Verstappen na fase final.

Bem melhores do que nas corridas anteriores, os Mercedes-AMG foram a terceira força desta corrida e, ocasionalmente, capazes de rivalizar com o ritmo dos pilotos da frente, cabendo a Lewis Hamilton o lugar mais baixo do pódio, ficando logo à frente do seu companheiro de equipa, George Russell.

Leclerc fez uma das melhores corridas do dia, tendo feito uma primeira parte de prova bastante longa com os pneus mais duros à disposição no seu Ferrari, perdendo bastante tempo quando ficou ‘preso’ atrás do Alpine de Esteban Ocon a meio da prova. Mais tarde, já depois do safety car, conseguiu superar ambos os Alpine, tanto o de Ocon, como o de Fernando Alonso. Um resultado positivo por ter conseguido voltar a marcar pontos, mas de pouca felicidade para o piloto monegasco, que viu Verstappen distanciar-se um pouco mais na tabela de pilotos, mantendo-se ainda atrás de Sergio Pérez (Red Bull), que hoje desistiu à nona volta.

Os dois Alpine ficaram em sexto e sétimo lugares, com Ocon a superar Alonso, este a braços com problemas de motor nas voltas finais, enquanto Valtter Bottas e Guanyu Zhou deram pontos à Alfa Romeo, num ótimo resultado de conjunto para a formação italiana. A fechar os lugares com direito a pontos, na décima posição, Lance Stroll (Aston Martin) tirou partido do apoio dos adeptos locais e cruzou a meta em décimo.

Nenhum dos McLaren conseguiu chegar aos pontos, com Daniel Ricciardo a ficar no 11º lugar e Lando Norris a não ir além do 15º posto, tendo o britânico perdido imenso tempo na sua segunda paragem nas boxes.

Nota ainda para a desilusão nas hostes da Haas. Kevin Magnussen partiu de quinto e Mick Schumacher de sexto, mas nenhum conseguiu pontuar. O dinamarquês foi bastante penalizado por ter de parar nas boxes ainda nas voltas iniciais com danos na asa da frente do seu monolugar após um contacto com o McLaren de Hamilton na curva três após a partida, enquanto o alemão foi forçado a abandonar com problemas mecânicos na 20ª voltas, quando era oitavo.

Nos campeonatos Verstappen tem agora 175 pontos, contra 129 de Pérez e 126 de Leclerc, estando cada vez mais distanciado na frente, ao passo que no Mundial de Construtores, a Red Bull soma agora 309 pontos, enquanto a Ferrari tem 228.

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