A Haas F1 Team tornou-se na primeira equipa a revelar o seu novo monolugar para 2022, mostrando não só a decoração, mas também as linhas do VF-22 que irá para as pistas na próxima temporada, simbolizando uma nova época para a modalidade.

Com os regulamentos a alterarem-se substancialmente para a nova temporada, a Haas F1 Team mostrou o carro que Nikita Mazepin e Mick Schumacher irão pilotar ao longo das 23 corridas (um recorde) da época de 2022 da Fórmula 1.

O VF-22 é o primeiro modelo a surgir do novo departamento de design da equipa estabelecido em Maranello, liderado pelo Diretor Técnico Simone Resta, que teve a seu cargo a criação das linhas deste novo monolugar que será uma nova abordagem técnica para tentar melhorar as potencialidades de ultrapassagem em corrida.

Com esse fim, os monolugares para 2022 fazem regressar o chamado efeito-solo, ou seja, o efeito de sucção do veículo ao solo, aliando-se à aerodinâmica simplificada da dianteira e da traseira para fomentar as hipóteses de ultrapassagem em pista. Os novos pneus e jantes de 18 polegadas são igualmente novos para 2022.

A equipa americana optou por disputar a temporada de 2021 com um monolugar deliberadamente sem evoluções, concentrando antes os seus esforços no desenvolvimento do novo carro para 2022, criando portanto maiores expectativas para Mazepin e Schumacher.

“É aquele momento do ano em que estamos naturalmente otimistas de que o trabalho árduo e o esforço de todos se traduza numa participação competitiva em pista”, afirmou Gene Haas, fundador da equipa americana. “Tomámos a decisão em 2020 de canalizar todo o tempo e os recursos no VF-22, esquecendo todas as coisas relacionadas com a pista em 2022 – o que não foi fácil de ver. Esperemos que essa decisão traga os frutos desejados e que possamos voltar a lutar pelos pontos e a retirar algo dos fins de semana”, complementou.

Também o diretor da equipa, Günther Steiner, revelou entusiasmo pela proximidade de uma nova temporada, esta repleta de desafios. “Todos sabemos aquilo de que a equipa é capaz, já o mostrámos no passado e com este novo carro – nascido com um novo conjunto de regulamentos e com um novo design – estou confiante de que poderemos mostrar uma vez mais que podemos competir aos fins de semana”.

O VF-22 contará com a unidade híbrida da Ferrari, assente no motor V6 1.6 com o nome de código 066/7 com combustível E10 mais sustentável.

Os testes da pré-temporada terão lugar em Barcelona, entre 23 e 25 de fevereiro, e Bahrein, entre 10 e 12 de março, sendo nesse mesmo país que a temporada de 2022 terá início, uma semana mais tarde, a 20 de março.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.