Embora o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) vá alterar substancialmente o seu modelo de operação em 2023, deixando efetivamente de ter múltiplas provas ao longo do ano em prol de um evento único, os campeonatos regionais de carros de turismo continuam a ser bastante populares. Assim, para dar continuidade aos sucessos alcançados pelo Honda Civic Type R na sua geração anterior, a JAS Motorsport apresentou o novo modelo para as pistas, já com base no Type R de 2023.

A JAS Motorsport é parceira de longa data da Honda, trabalhando ao longo destes anos em diversos modelos para competição, como os Civic Type R de 2001 ao novo de 2023 ou o Accord em meados da década de 2000. Agora, o novo modelo de competição desenvolvido pela JAS tem como base o Civic Type R (FL5), lançado agora na Europa.

Entre as novidades do modelo agora revelado pela JAS está o pacote aerodinâmico desenvolvido de raiz para melhorar a carga aerodinâmica, um novo chassis para melhorar a estabilidade em curva, sistema de travagem e transmissão reforçados e uma versão mais evoluída com preparação específica do motor de 2.0 litros e quatro cilindros do modelo de produção.

O cockpit foi também refinado para estar em consonância com os padrões de segurança da FIA para os diversos campeonatos de turismo a nível global.

Adicionalmente, a JAS Motorsport criou ainda uma versão do Civic Type R especificamente para as provas de 24 Horas, como as do VLN (campeonato alemão de resistência com corridas no Nordschleife) ou o campeonato de turismo IMSA. Nesses casos, o Honda surge com iluminação adicional no exterior, refrigeração do piloto e sistema de travagem ABS são propostos em adição à tecnologia de reabastecimento rápido e um cockpit digital mais sofisticado para detalhes adicionais em tempo real.

O primeiro teste em pista teve lugar no circuito italiano Tazio Nuvolari, no passado dia 5 de dezembro, às mãos do piloto Néstor Girolami, estando agora a cumprir um aturado programa de testes antes de começar a ser entregue aos primeiros clientes, em abril de 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.