Motor F1 da Lamborghini volta a ‘acordar’ 26 anos depois

13/07/2018

Embora não tenha sido um dos carros memoráveis da temporada de Fórmula 1 de 1992, o Minardi M191B equipado com motor Lamborghini está de volta à ação. Recuperado pela Lamborghini Polo Storico, o braço da marca italiana encarregue de trabalhos de restauro de veículos clássicos, este monolugar já fez um shakedown em pista… 26 anos depois de ter feito o seu último grande prémio.

Aquela que foi uma das equipas mais acarinhadas pelos adeptos é hoje a base da Scuderia Toro Rosso, que adquiriu os bens e o direito de inscrição da Minardi na Fórmula 1, quando a Red Bull decidiu ter uma equipa satélite para fazer ‘rodar’ os seus jovens pilotos formado no seio da academia.

Porém, alguns dos monolugares antigos continuam a levar o nome da Minardi para as pistas, como é o caso deste M191B com o número de chassis 003, equipado com motor Lamborghini LE3512 V12. Colocado em pista pelo departamento da Squadra Corse da marca italiana, este projeto de restauro contou com algum do pessoal de desenvolvimento e técnicos que estavam envolvidos no programa de competição da F1 da Lamborghini no início da década de 1990.

A grande maioria dos componentes originais manteve-se neste restauro, embora outros detalhes tenham mudado necessariamente, como foram os casos dos pneus, depósito de combustível, unidade de controlo do motor, cintos de segurança ou sistema de extintor de incêndios. Quanto ao motor, a unidade V12 (projetada por Mauro Forghieri) foi restaurada de forma cuidadosa, mantendo os seus cerca de 700 CV de potência, que na época estavam longe das referências da modalidade, que eram os motores Honda e Renault das equipas McLaren e Williams, respetivamente.

Convidados de honra neste regresso a uma outra época da Fórmula 1 foram o piloto oficial da ‘Lambo’, o italiano Mirko Bortolotti, bem como o fundador da equipa, Giancarlo Minardi, que sentiu-se emocionado ao rever estes seus monolugares em ação: “ver os modelos de há 25 ou 30 anos ainda é excitante. São os derradeiros carros antes do início da telemetria e das caixas automáticas. Além do ruído rouco, que ainda hoje traz de volta aqueles tempos maravilhosos, era um motor muito flexível com enorme poder desde baixas rotações”.

Em 1992, os pilotos Gianni Morbidelli e Christian Fittipaldi utilizaram o M191B ao longo dos primeiros grandes prémios da temporada, com um novo modelo, o M192, também com motor Lamborghini a surgir em meados da época. Parco em resultados, a melhor classificação do M191B foi um 11º lugar no GP de Espanha, com Fittipaldi ao volante. Agora, o chassis 003 vai regressar à competição, mais concretamente ao campeonato de F1 históricos.

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Uma nota ainda para o facto de o carro ter feito 20 voltas sem problemas, com a marca italiana a referir que o motor manteve intactas as características que “tanto impressionaram Ayrton Senna durante os testes no Estoril em 1993”. Efetivamente, o piloto brasileiro chegou a ensaiar um McLaren equipado com o motor Lamborghini, embora na época o MP4/8B (sem qualquer decoração) utilizasse o motor com denominação Chrysler (que detinha a Lamborghini desde 1987).

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