O Mundial de Ralis (WRC) está de volta, com a realização já neste fim de semana do Rali de Monte Carlo, uma das provas clássicas do automobilismo. Eis um guia rápido para ficar a conhecer os factos mais importantes da temporada de 2021 daquela que é uma das competições mais importantes da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Após uma temporada que foi das mais difíceis da História devido à pandemia de Covid-19, que obrigou à reformulação de uma grande parte do calendário, o arranque para a época de 2021 faz-se com cuidado redobrado em matéria sanitária, mas com a esperança de cumprir as 11 provas previstas.

As provas

A temporada de 2021 tem um calendário previsto de 11 ralis em dez países diferentes (a Finlândia conta com duas provas). Embora a evolução da pandemia possa obrigar a alterações no calendário, sobretudo na primeira metade do ano, a esperança da entidade promotora da modalidade é que o mesmo se mantenha o mais fiel possível aos planos originais.

Entre as novidades, destaque para a saída do Rali da Suécia, inicialmente previsto para fevereiro, enquanto os Ralis do Chile e da Catalunha regressam em 2021, juntando-se ao bem-vindo Rali do Quénia, que desde 2002 que estava fora do itinerário do WRC. A Croácia estreia-se no WRC e Portugal volta a receber o campeonato do mundo entre 20 e 23 de maio, após um ano de ausência por causa do novo coronavírus.

Cada rali disputa-se, geralmente, em três dias (etapas) e é composto por 15 a 25 especiais, com distâncias que vão dos cerca de dois quilómetros (conhecidas como superespeciais) aos 50 quilómetros, havendo pelo meio as ligações, que mais não são do que trajetos entre duas classificativas, devendo obedecer às leis gerais de trânsito.

A ordem de partida dos pilotos para cada etapa varia: no primeiro dia, os pilotos partem de acordo com a classificação do campeonato, mas nas duas etapas seguintes são as classificações da prova que ditam a ordem de partida dos pilotos (a cada dois minutos). A última especial de cada rali é conhecida por ‘Power Stage’, que oferece pontos suplementares aos cinco mais rápidos.

Os favoritos

É difícil não colocar a dupla Sébastien Ogier/Julien Ingrassia como a favorita a mais um título depois de ter sido a campeã em 2020. A dupla mantém-se na Toyota Gazoo, pelo que continuará a ser uma das duplas a ter em conta na nova temporada, sendo o alvo a bater por todos os demais pilotos, a começar pelo seu colega de equipa Elfyn Evans, que viu o título de 2020 fugir-lhe das mãos na derradeira prova do campeonato.

Com a sua rapidez já comprovada, Evans será um dos favoritos para o ano de 2021, sobretudo mantendo-se num carro bastante competitivo, o Yaris WRC.

No outro lado da barricada, a Hyundai tem igualmente argumentos relevantes para se bater pelos títulos, com o i20 WRC mais evoluído. Campeão de 2019, Ott Tänak, foi o terceiro no ano de 2020, sendo também natural que seja um dos pilotos de ponta este ano, a par do seu colega de equipa Thierry Neuville.

Menores ambições, por seu turno, para os Ford Fiesta WRC preparados e inscritos pela M-Sport, que este ano contam com a rapidez de Gus Greensmith como principal ponto de destaque. Porém, a falta de uma estrutura oficial tornará mais difícil que os Fiesta possam lutar pelos triunfos nas provas.

Rali Data
Mónaco Janeiero 21–24
Finlândia Fevereiro 26-28
Croácia Abril 22–25
Portugal Maio 20–23
Sardenha Junho 3–6
Quénia Junho 24–27
Estónia Julho 15–18
Finlândia Julho 29–Agosto 1
Bélgica Agosto 13-15
Chile Setembro 9–12
Catalunha Outubro 14–17
Japão Novembro 11–14

 

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