Está finalmente oficializado o regresso da Fórmula 1 a Portugal, 24 anos depois de o Estoril ter recebido o último evento do género no nosso país. No fim de semana de 23 a 25 de outubro, a Fórmula 1 irá estrear-se no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). E, numa novidade interessante, as bancadas poderão mesmo receber público.

Tal como em 1984, passaram-se também 24 anos desde o derradeiro Grande Prémio de Portugal, com o circuito de Portimão, mais concretamente na zona da Mexilhoeira Grande, a albergar o Mundial de Fórmula 1 pela primeira vez, com a Federação Internacional do Automóvel e a Liberty Media a escolherem o traçado algarvio pelas suas instalações modernas e capazes de proporcionar níveis de segurança elevados, quer para os monolugares, quer para todas as condições sanitárias exigidas pela pandemia de Covid-19.

A corrida irá decorrer a 25 de outubro, um pouco mais tarde do que inicialmente se chegou a supor, mas para Paulo Pinheiro, administrador do AIA, este pode ser também considerado um prémio pela sua resiliência ao longo dos anos, concretizando um sonho que se materializou com a construção do autódromo.

Em declarações à cadeia Eleven Sports, que detém os direitos televisivos para a Fórmula 1 em Portugal, Pinheiro referiu exatamente isso mesmo, garantindo que este anúncio “é o culminar de muito tempo de trabalho nosso, um esforço grande da equipa toda, que agora tem o prémio devido que é o termos uma corrida de Fórmula 1 em Portugal”.

Sendo, sem dúvida um merecido prémio para todos os envolvidos, para Paulo Pinheiro “é apenas o pontapé de saída. Vamos a jogo e temos de garantir que tudo corre bem, e tornar a corrida num evento memorável, para sermos uma candidatura ainda mais forte para o futuro”.

Sobre a possibilidade de haver público a assistir ao GP de Portugal, o Administrador do AIA referiu que “desde o primeiro momento quisemos que a corrida tivesse público, trabalhamos nesse sentido com todas as entidades sanitárias. Acho que fizemos um trabalho em conjunto muito detalhado, que exigiu muito tempo, com muita gente envolvida e o que fizemos acho que é um trabalho muito bem feito. Portanto temos condições, se toda a gente respeitar as regras que forem impostas, para ter publico na corrida, e até uma quantidade de público com alguma expressão. Agora é crucial que toda a gente respeite as regras e os procedimentos que vão ser definidos, e se assim for, será uma corrida segura, e com público”.
O circuito do Algarve também já albergou diversas competições internacionais de renome.

Mas o Grande Prémio de Portugal não é a única novidade para o calendário de 2020, já que a FIA confirmou também mais dois eventos, em Nürburgring (Grande Prémio de Eifel, região do traçado) e Imola (Grande Prémio de Emília Romana), dois traçados que já contam com longo historial na Fórmula 1.

Aumenta, assim, para 13 o número de corridas do calendário revisto de 2020, que deverá ficar completo nas próximas semanas com 15 a 18 corridas, terminando no Golfo, em meados de dezembro.

A Eleven Sports tem já garantida a transmissão da prova, com Jorge Pavão de Sousa, Managing Director da cadeia de televisão em Portugal, a explicar que “é um privilégio estarmos envolvidos na transmissão a partir do nosso país de um evento desportivo desta dimensão e com cobertura mundial. Sabemos que os fãs portugueses da Fórmula 1 ansiavam há muito pelo regresso da competição a Portugal e esta realidade vai aumentar ainda mais o entusiasmo à volta da prova e da competição”.

Calendário de provas:
31 julho a 2 agosto – Silverstone, GP Grã-Bretanha
7 a 9 agosto – Silverstone, GP 70 Anos da F1
14 a 16 agosto – Barcelona, GP Espanha
28 a 30 agosto – Spa-Francorchamps, GP Bélgica
4 a 6 setembro – Monza, GP Itália
11 a 13 setembro – GP Toscana Ferrari 1000
25 a 27 setembro – Sochi, GP Rússia
9 a 11 outubro – Nürburgring, GP Eifel
23 a 25 outubro – Portimão, GP Portugal
31 outubro a 1 novembro – Imola, GP Emília-Romanha


Circuito de última geração

O circuito do Autódromo Internacional do Algarve oferece 32 diferentes configurações de pista, com perímetros de 3465 m (mais curto) a 4684 m (versão Fórmula 1) e está homologado pela FIA e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) para receber competições automóveis e de motociclismo ao mais alto nível.

Dada a variedade de desenhos de pista, a FIA Slow Fast (F1) é considerada a versão standard.

Detalhes da pista:
Comprimento: 4684m
Comprimento das retas: 3204m (68,3%)
Comprimento das curvas: 1488m (31,7%)
Largura: 14m
Número de curvas: 16
Direitas: 9
Esquerdas: 7
Reta principal
Comprimento: 969 m
Largura: 18 m
Paddock: 72.000 m2