O Peugeot 9X8 foi alvo de uma curiosa sessão fotográfica, com o novo protótipo de competição para o Mundial de Resistência (WEC) a ser retratado pela fotógrafa de moda Agnieszka Doroszewicz, que criou uma metáfora imagética para as 24 Horas de Le Mans, prova na qual este modelo deverá marcar presença já em 2022.

Mais do que um modelo de competição, o 98X da Peugeot é já definido pela marca como um ícone, graças às suas linhas arrojadas que se destacam, desde já, pela ausência de uma asa traseira, conforme indicado pelo diretor de design da Peugeot, Matthias Hossann.

Para esta sessão fotográfica, Doroszewicz procurou criar uma tela metafórica para retratar o Peugeot 98X, versando em sete temáticas: Derradeiro, Leão, Rutura, Sem Asa, Elétrico, Virtual e Noite.

Esforço de conjunto para um design inovador

Para a criação deste Peugeot 98X, a marca recorreu a o esforço conjunto das áreas de engenharia e de design para gerar uma confluência entre estilo e tecnologia apta para um veículo de competição, como detalha Hossann.

“O nível de discussões foi absolutamente inédito. Trabalhámos de perto com a equipa da Peugeot Sport. Para identificar a abordagem do nosso futuro carro de corrida, primeiro lançámos uma competição entre designers. Recebemos imensas candidaturas uma vez que este projeto gerou um enorme entusiasmo, com a perspetiva de um dia verem a sua criação a competir contra algumas das marcas mais prestigiadas do mundo nas pistas mais históricas”, afirma Matthias Hossann, ressalvando que o trabalho foi sempre “guiado pela performance”, embora existissem três premissas iniciais que deveria cumprir com o seu desenho: icónico, eficiente e emocional.

Os engenheiros tiraram partido da ampla liberdade proporcionada pelos regulamentos da categoria LMH e decidiram assim criar uma imagem arrojada que estreia o novo logótipo do leão, visto pela primeira vez num modelo de estrada com o novo 308.

Outro elemento distintivo deste 98X é a ausência da asa traseira. Vista pela primeira vez na competição de resistência nas 24 Horas de Le Mans de 1967, desde 1971 que nenhum carro vence aquela clássica do desporto automóvel sem uma volumosa asa traseira. Este foi um desafio que os designers e engenheiros da Peugeot abraçaram desde a ‘partida’ do projeto.

A primeira vez com ‘alma’ eletrificada

Para a Peugeot, o regresso a Le Mans será feito com uma motorização híbrida depois de já ter ganhado as 24 Horas de Le Mans com dois motores: em 1992 e 1993, o 905 venceu com um motor V10 a gasolina e, em 2009, o 908 subiu ao lugar mais alto do pódio com um motor V12 HDi FAP. Agora, estreia sistema híbrido de tração integral, assemelhando-se em conceito ao que se pode encontrar nos 3008 Hybrid ou 508 PSE de produção em série.

Neste caso, para a competição, combina um motor V6 de 2.6 litros bi-turbo com 500 kW/680 CV situado na traseira com um motor elétrico/gerador de 200 kW/270 CV na dianteira. Combinados, fornecem tração integral e um potencial mais ecológico às corridas de resistência, testando em competição uma tecnologia que será aplicada nos automóveis de produção em série.

À noite todos os leões são… únicos

Lembrando que muitos dos responsáveis que trabalharam no 9X8 são também adeptos da competição e que já marcaram presença nas 24 Horas de Le Mans, a marca lembra que uma das ideias mais duradouras na mente de quem vê a prova durante a noite é a luminosidade dos carros, nomeadamente com os rastos de luz que são muitas vezes vistos em pista.

Para distinguir claramente o 9X8 dos demais competidores, a equipa de design criou uma assinatura luminosa única e facilmente reconhecível com as três garras integradas na fórmula de design do novo protótipo. A sua integração foi mais fácil na dianteira do que na traseira, já que aqui as três garras estão integradas em três componentes separados, criando espaços entre eles para a extração do ar da carroçaria.

Além do efeito em pista, Agnieszka Doroszewicz assumiu que foi um objetivo claro ter o Peugeot 9X8 num ambiente noturno para assim poder retratar o desenho dessas três garras coloridas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.