M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Pininfarina vai voltar a fazer um carro de corrida em breve. A empresa italiana de design, famosa essencialmente por ter desenhado carros da Ferrari durante toda a história da marca italiana, propôs a construção de 12 exemplares do seu protótipo H2 Speed, para este se tornar o primeiro carro movido a hidrogénio a participar em competição automóvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O H2 Speed foi revelado pela Pininfarina em 2016, no Salão de Genebra, tendo voltado ao certame suíço dois anos depois, agora com um motor funcional e pronto para andar em pista. A tecnologia vem do Green GT H2, um protótipo que foi proposto para participar nas 24 Horas de Le Mans de 2013 como carro experimental, mas que só ficou pronto em 2016, pelo que nunca correu.

Para tornar o carro pronto para participar em corridas, a Pininfarina ampliou a distância entre eixos do H2 Speed em relação à versão de 2016, enquanto as entradas de ar também ficara maiores, para providenciarem melhor refrigeração aos compressores de hidrogénio. As quatro células de combustível dão energia a quatro motores com uma potência combinada de 653 cv, o que vai permitir ao H2 atingir 300 km/h de velocidade máxima.

Os 12 carros vão ser vendidos a colecionadores pré-selecionados, como é natural neste tipo de edições limitadas criadas por construtores famosos. Só não se sabe é onde os donos vão poder correr com estes carros, já que não há nenhum campeonato que os aceite. Mas talvez agora possa finalmente ficar pronto para as 24 Horas de Le Mans.

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