A Pirelli foi confirmada como fornecedora exclusiva de pneus para o Mundial de Fórmula 1 até 2027, com a possibilidade de prolongar a parceria por mais um ano. A marca italiana terá assim a cargo o fornecimento de pneus para a F1, mas também para as categorias inferiores, a Fórmula 2 e a Fórmula 3, que servem de apoio nos fins de semana da categoria rainha.

Este último acordo já foi ratificado pelo Conselho Mundial do Desporto Motorizado da FIA, com a Pirelli a assumir-se, se se concretizar a extensão até 2028, como fornecedora exclusiva do Mundial de Fórmula 1 ao longo de 18 anos consecutivos, tendo iniciado este capítulo em 2011, então sucedendo à Bridgestone, que se despediu de idêntica função em 2010.

Além do seu papel como fornecedora de pneus, a Pirelli é também uma parceira global na promoção mundial do desporto, graças a várias iniciativas tanto na pista como fora delas. Estas incluem projetos destinados a promover a próxima geração de jovens pilotos em todas as diferentes séries de desenvolvimento, nomeadamente a Fórmula 2 e a Fórmula 3.

Adicionalmente, a companhia italiana demonstra apoio aos objetivos de sustentabilidade ambiental estabelecidas pela Fórmula 1, empenhada em atingir a neutralidade carbónica líquida até 2030. Neste sentido, a Pirelli trabalha em conjunto com a FIA e com a Fórmula 1 na investigação e desenvolvimento, para encontrar inovações, a nível desportivo e técnico, para complementar o trabalho já realizado na redução das emissões de CO2, ao longo de todo o ciclo de vida de um pneu de Fórmula 1.

Créditos: Ryan Pierse/Getty Images/Red Bull Content Pool

A partir de 2024, todos os pneus utilizados em eventos do Mundial de Fórmula 1 serão certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), a qual garante a rastreabilidade total dos materiais provenientes de florestas ao longo da cadeia de abastecimento e atesta que as plantações que dão origem aos componentes dos pneus são geridas de forma a preservar a biodiversidade e proporcionar benefícios para as comunidades locais e trabalhadores, promovendo, ao mesmo tempo, a sustentabilidade económica.

A Pirelli é, atualmente, a segunda marca de pneus com mais vitórias na Fórmula 1, com 301 (após o GP do Catar de 2023), contra as 368 da Goodyear, embora o elevado número de Grandes Prémios por temporada (mais de 20) e o facto de ser a única fornecedora de pneus deem à Pirelli a garantia de superar a marca americana no futuro.