Os grandes construtores automóveis estão a voltar a apostar nas provas de resistência para o desenvolvimento dos seus novos sistemas motrizes. Depois de a Peugeot e da Audi terem anunciado os seus regressos à mítica competição de resistência de Le Mans, agora foi a vez da Porsche confirmar o seu retorno, com um projeto para a categoria principal (LMDh).
A ‘luz verde’ para o projeto foi dada pelo Conselho de Administração da Porsche AG, após uma longa fase de avaliação, tendo a Porsche Motorsport recebido a ordem para a construção de um protótipo com base nos novos regulamentos. Recorde-se que a partir de 2023, a categoria principal do Mundial de Resistência da FIA (WEC) e do campeonato americano IMSA SportsCar terá por base uma motorização híbrida (LMDh) em carros com um peso a rondar os 1000 kg e com uma potência combinada de 680 CV.
“A nova categoria LMDh permite-nos lutar pelas vitórias à geral com um sistema híbrido nas [provas] clássicas de Le Mans, Daytona e Sebring – sem entrar em despesismos. O projeto é extremamente atrativo para a Porsche. A competição de resistência faz parte do ADN da marca”, afirmou o CEO da Porsche, Oliver Blume.
A categoria LMDh foca-se bastante no controlo de custos, o que acaba por ser um fator decisivo para os construtores automóveis numa era de transformação da indústria automóvel e também de crise provocada pela pandemia de Covid-19. Assim, os carros da nova categoria terão por base chassis melhorados da classe LMP2, enquanto as especificações do sistema híbrido e do sistema de controlo eletrónico são padronizadas para todos os fabricantes.
Estão disponíveis quatro diferentes fornecedores de chassis para os fabricantes automóveis, com cada marca automóvel a ter liberdade na escolha do conceito de motor de combustão e carroçaria com respeito pelos regulamentos, naturalmente.
Para Michael Steiner, membro da Conselho de Administração para a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, esta fórmula está na mesma linha da filosofia da marca para o momento atual da indústria automóvel.
“A médio prazo, a Porsche foca-se em três diferentes conceitos motrizes: totalmente elétrico, híbridos plug-in eficientes e motores de combustão emocionais. Queremos representar esta trilogia tanto no desenvolvimento dos nossos carros de estrada com tecnologia de ponta, como no automobilismo. Usamos o conceito totalmente elétrico para participar na Fórmula E enquanto esforço de fábrica e uma unidade de combustão altamente eficiente e emocional para as corridas de GT”, referiu este responsável, acrescentando que a categoria LMDh serve para colmatar o intervalo entre ambas as fórmulas desportivas.
O percurso da Porsche nas competições de resistência é pautada pelo sucesso. A marca alemã conta com 19 triunfos à geral apenas nas 24 Horas de Le Mans, com os mais recentes a terem por base o 919 Hybrid. Do outro lado do Atlântico, o sucesso também foi replicado por diversas vezes em provas emblemáticas, como as de Daytona ou Sebring.