A Porsche alcançou a sua primeira vitória no campeonato de Fórmula E na ronda deste fim de semana, disputada no Autódromo Hermanos Rodriguez, no México, com Pascal Wehrlein a bater o seu colega de equipa André Lotterer numa prova que se revelou bastante ‘saborosa’ para a marca alemã. A DS Techeetah foi a segunda melhor formação da prova, com Jean-Éric Vergne na terceira posição, logo à frente do outro carro da equipa, pilotado pelo português António Félix da Costa.
Autor da pole position, Wehrlein manteve a liderança no início da corrida, embora depois tivesse de se sujeitar à velocidade de outros pilotos, como Edoardo Mortara, da Venturi, que assumiu o comando à sétima volta, perdendo depois ainda mais posições para Vergne, durante as sequências do modo ataque.
No entanto, uma estratégia mais eficiente de consumo energético por parte dos pilotos da Porsche permitiu-lhe recuperar as posições na segunda fase da prova. Faltando 15 minutos para o fim da corrida, Wehrlein e Lotterer conseguiram ultrapassar primeiro Vergne e depois Mortara, passando assim a ocupar a primeira e segunda posições.
A partir daí, Wehrlein seguiu rumo à vitória, seguido de perto por Lotterer, mas com uma enorme margem de quase nove segundos em relação a Vergne, que acabou por ficar em terceiro, logo seguido por Félix da Costa, que voltou às boas prestações e aos lugares da frente na Fórmula E. Mortara foi o quinto classificado, continuando no topo do campeonato, ao passo que o atual campeão da Fórmula E, Nyck de Vries (Mercedes-EQ), terminou em sexto lugar, à frente de Robin Frijns.
Este foi o primeiro triunfo da Porsche na categoria após duas temporadas sem vitórias e também a primeira vitória de Wehrlein, que venceu no país onde tinha vivido duas grandes frustrações: em 2019, quando foi ultrapassado por Lucas di Grassi na linha de chegada quando era o líder e, no ano passado, quando venceu em Puebla mas viria a ser desclassificado posteriormente por uma infração técnica.
Com três corridas disputadas, Mortara lidera a competição com 43 pontos, mais cinco do que de Vries, enquanto Wehrlein e Lotterer somam 30 pontos cada um. A Rokit Venturi lidera o campeonato de equipes com 68 pontos, dois a mais que a Mercedes, enquanto a Porsche sobe para o terceiro lugar com 60 pontos.
A temporada da Fórmula E continuará nos dias 9 e 10 de abril, com duas corridas em Roma.