Eduardo Freitas, conceituado diretor de corridas ao serviço da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e que já teve a seu cargo a responsabilidade pela gestão das provas em categorias como o Mundial de Turismos (WTCC), Resistência (WEC) ou o DTM, vai ser um dos novos Diretores de Corrida das provas de Fórmula 1, alternando com Niels Wittich. Com esta mexida adiantada hoje pela FIA, confirma-se o afastamento de Michael Masi daquele cargo, algo que era praticamente certo após a polémica nas voltas finais do Grande Prémio de Abu Dhabi, no qual Max Verstappen bateu Lewis Hamilton na luta pelo título.
Masi esteve involuntariamente envolvido na decisão do título, ao coordenar o safety car nas voltas finais do GP de Abu Dhabi de uma forma que os adeptos de Lewis Hamilton apelidaram de injusta por permitir a Verstappen que ficasse imediatamente atrás do britânico com pneus mais frescos na última volta da prova após um período de safety car devido ao despiste de Nicholas Latifi. Após muitas críticas, a FIA anunciou que iria proceder a uma análise dos procedimentos da prova de Abu Dhabi para tomar decisões quanto a eventuais mudanças, sendo que a maior de todas prende-se já com o afastamento de Michael Masi do cargo.
Assim, para a temporada de 2022, o cargo de Diretor de Corrida será repartido por Wittich e Freitas, havendo também como novidade o regresso de Herbie Blash como conselheiro, que já havia ocupado aquele cargo com Charlie Whiting, que antecedeu Masi e cuja morte súbita apanhou todo o mundo do automobilismo de surpresa.
A dupla irá começar as suas funções já nos testes de Barcelona da próxima semana, com o recém-eleito Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, a considerar que Masi “cumpriu um trabalho bastante desafiante durante três anos como Diretor de Corrida após Charlie Whiting”. Porém, o passo seguinte será dado com ajuda também de uma ‘Sala de Controlo Virtual’ para assistir o Diretor de Corrida nas suas decisões, com recurso às mais modernas ferramentas tecnológicas, “tal como o ‘Video Assistance Referee’ (VAR) no futebol”.
Por outro lado, considerando que a comunicação direta das equipas com o Diretor de Corrida é um elemento que adiciona complexidade ao processo de tomada de decisões, a FIA adiantou que as comunicações serão removidas para “proteger o Diretor de Corrida de qualquer pressão”, permitindo-lhe tomar decisões de forma pacífica.
Os procedimentos de desdobramento dos pilotos atrasados em condições de safety car também serão reavaliados e apresentados à Comissão de Fórmula 1 antes do início da próxima temporada.
FPAK admite orgulho
A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) também se congratulou com esta nomeação de Eduardo Freitas, considerando que chegou agora ao pináculo do desporto automóvel.
O Presidente daquela instituição, Ni Amorim, salienta a importância deste cargo, admitindo que é, “sobretudo um enorme reconhecimento do profissionalismo do Eduardo. Estou convicto que vai estar no sítio certo e a fazer aquilo que melhor sabe. É um enorme orgulho para a FPAK e como tal aplaudimos de pé a FIA e o Eduardo”.