Lugares exóticos e carros desportivos em competição aberta com zero emissões. Eis o conceito que está na base da Extreme E, uma série de corridas off-road com SUV elétricos e que terá parceiros empenhados em novas soluções, como é o caso da Continental.

Os organizadores da competição esperam doze equipas na temporada inaugural, projetada para ter início daqui a dois anos. Os primeiros testes estão programados para começar em abril de 2019. No calendário, estão previstas passagens por locais como os Himalaias, a costa do Oceano Índico, no Ártico, no deserto ou nos trópicos. A corrida irá enfatizar, em cada um dos locais, os desafios com os quais todos aqueles que vivem nestes ecossistemas são confrontados.

“Sempre fui incentivado pelo progresso da tecnologia para veículos elétricos e o impacto que as soluções de mobilidade limpas podem ter nos esforços para interromper as alterações climáticas globais. Eu acredito veemente que a Extreme E pode ajudar o planeta a tornar-se mais sustentável, e dispomos de uma equipa de sonho para fazer desta ambição uma realidade”, explica Alejandro Agag, fundador e CEO da Formula E, que também irá ter uma participação na Extreme E.

Os eventos terão uma lógica de rondas por eliminação, com dois grupos de seis equipas e os quatro primeiros de cada a prosseguirem para a ronda seguinte, assim sucessivamente, até sobrarem dois pilotos para a final. Os troços off-road terão entre seis a 10 quilómetros com portões virtuais para os pilotos passarem (cinco ou seis).

Nikolai Setzer, membro do Conselho Executivo da Continental AG, garantiu que a sua companhia está “verdadeiramente entusiasmada com esta parceria”, acrescentando que “os desportos automóvel oferecem uma oportunidade única de demonstrar como os nossos pneus mantêm um desempenho ultraelevado em condições extremas”.