Com o espetro automóvel a movimentar-se rumo à eletrificação, sendo cada vez maior o peso dos veículos híbridos e elétricos, as competições automóveis tendem a seguir o mesmo padrão.

Neste sentido, Jean Todt, o presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), referiu à revista italiana Autosprint que a tecnologia híbrida deverá chegar ao Mundial de Ralis (WRC) dentro de alguns anos.

Em declarações prestadas no Rali de Monte Carlo, o francês referiu ao Autosprint que a principal competição de ralis deverá também abraçar a eletrificação, declarando que “sou favorável à introdução de novas tecnologias no desporto automóvel. Os carros mudam e evoluem e é por esse motivo que no futuro próximo é cada vez mais possível a aplicação de motores híbridos nos carros de ralis”.

Todt indica que é necessário “fazermos primeiro uma mesa redonda, todos juntos, a FIA, os promotores e os construtores para falarmos, porque 2022 não está longe e em 2019 o novo regulamento [para entrar em vigor nessa data] deverá ficar pronto”.

Curiosamente, Todt avançou também que algumas marcas automóveis não estarão muito favoráveis a esta tecnologia nos ralis, o que para o presidente da FIA “foi uma surpresa porque quando andamos a visitar os vários salões automóveis, notamos sempre quanta nova tecnologia do género está a ser aplicado nos carros de série”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.