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Uma das manobras preferidas de Verstappen foi proibida pela FIA

1 - Max Verstappen (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

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Além de extremamente rápido, Max Verstappen, atual campeão do mundo, evidencia também dotes estratégicos muitos apurados em pista. Mas uma das suas manobras favoritas durante os períodos de safety car foi agora proibida.

Aproveitando um vazio regulamentar, uma das manobras comuns de Verstappen quando em luta por uma posição no final de um período de safety car era o posicionamento do seu carro ao lado do piloto precedente em pista, por vezes ocupando até aquela que seria a trajetória ideal. Dessa forma, o neerlandês conseguiria uma melhor saída para o reinício da prova após o regresso do safety car às boxes.

Esta mesma manobra foi feita por Verstappen nas três últimas corridas, incluindo a que definiu o campeão do mundo de 2021, mas a Federação Internacional do Automóvel (FIA) definiu agora que os pilotos não podem posicionar os seus carros ao lado de outro durante o safety car, numa medida que visa também reduzir o risco de acidentes desnecessários numa fase em que a corrida está neutralizada.

Os pilotos podem, no entanto, seguir linhas diferentes na pista e até situar-se perto do carro da frente desde que não os ultrapassem ou se coloquem ao seu lado.

Nas notas da FIA antes do evento, é indicado que “a partir do momento em que as luzes do carro [safety car] se apagam, os pilotos devem adotar um ritmo que não envolva aceleração ou travagem erráticas, nem qualquer outra manobra capaz de colocar em risco outros pilotos ou impedir o reinício da prova”, adicionando ainda um desenho esquemático exemplificativo do padrão a seguir pelos pilotos. Ali fica explícito que a manobra utilizada por Verstappen não será mais aceite.