Em frente a cerca de 65.000 espectadores, a Toyota GR voltou aos triunfos na categoria principal de resistência, com o trio do carro número #7 a terminar as 6 Horas de Monza com 16,520 s de vantagem sobre o Ferrari 499P #50 de Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, sendo que a luta pelo triunfo acabou por ser decidida entre estes dois.
A prova decorreu sob condições bastante quentes, com o Toyota #7 a manter-se na posição cimeira durante a maior parte do tempo, sustendo bem a pressão do Ferrari, apoiado pelos milhares de adeptos que se deslocaram ao ‘templo da velocidade’ de Monza.
Dando continuidade à boa demonstração de Le Mans, a Peugeot alcançou o seu primeiro pódio na categoria Hypercar com o 9X8 #93 de Jean-Éric Vergne, Mikkel Jensen e Paul Di Resta, que estiveram bastante competitivos ao longo de toda a corrida, beneficiando também de alguns azares alheios, como os incidentes entre o Toyota #8 e o Ferrari #51 logo após a partida, o que atrasou ambos os carros na classificação.
O Toyota de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa ainda viria a recuperar bastantes posições, terminando em quarto lugar (tendo em conta que foram penalizados em 70 segundos), mas uma outra penalização imposta já após o final da corrida fê-los descer para o sexto lugar final. Com isso, o Porsche 963 de Dane Cameron, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki subiu ao quarto lugar, à frente do Ferrari #51 de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, que também recuperou até ao quinto lugar apesar de ter terminado em quarto – penalizado também em 45 segundos por uma ultrapassagem fora de pista.
O Porsche 963 do Hertz Team JOTA, no qual António Félix da Costa faz equipa com Yifei Ye e com Will Stevens, terminou no nono lugar depois de uma prova em que chegou a andar na batalha pelo pódio até encontrar problemas eletrónicos que o obrigaram a perder uma volta nas boxes.Na categoria LMP2, usualmente bastante renhida, o triunfo coube ao protótipo da JOTA pilotado por Pietro Fittipaldi, Oliver Rasmussen e David Heinemeier-Hansson, após uma grande batalha com o carro do Team WRT #31 partilhado entre Robin Frijns, Ferdinand Habsburg e Sean Gelael, que viria a desistir na parte final da corrida, elevando o Alpine #36 de Charles Milesi, Matthieu Vaxiviere e Julien Canal ao segundo posto e o carro #41 do Team WRT, partilhado entre Rui Andrade, Robert Kubica e Louis Délétraz, para o terceiro.
Nos GTE Am, o Porsche da Dempsey-Racing, pilotado por Christian Ried, Julien Andlauer e Mikkel Pedersen venceu a prova italiana, mas foram Ben Keating, Nicolas Varrone e Nicky Catsburg quem mais festejou, com a Corvette, ao selarem o título de Pilotos com duas corridas ainda por disputar.
Já Guilherme Oliveira, que partilhou o Porsche 911 RSR da Project 1 – AO com Matteo Cairoli e Efrin Castro, terminou a prova no oitavo lugar da categoria.
Segue-se a sexta ronda do WEC, no Circuito de Fuji, no Japão, a partir do dia 8 de setembro.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.