Publicidade Continue a leitura a seguir

WEC vai utilizar combustível 100% sustentável proveniente de resíduos de vinho

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) vai ser o primeiro a usar um combustível 100% renovável, estreando nas 1000 Milhas de Sebring, nos Estados Unidos da América (EUA), um nova gasolina desenvolvida pela TotalEnergies.

O ‘Excellium Racing 100’ é resultado de um processo de produção totalmente circular, sem recorrer a qualquer tipo de petróleo, ao invés recorrendo aos resíduos da indústria vitivinícola. Este novo combustível vai ao encontro dos requisitos da Federação Internacional do Automóvel (FIA), dos construtores e das diretrizes europeias no que diz respeito às energias renováveis (RED), reduzindo as emissões de CO2 em, pelo menos, 65% ao longo do seu ciclo de vida.

Este combustível resulta de 18 meses de pesquisa intensa e de desenvolvimento acelerado, sendo produzido com base em bioetanol derivado, sobretudo, de resíduos da produção de vinho, através de um processo de fermentação, destilação e desidratação de bagaços de uva e das borras de vinho. Essa base é depois misturada com Éter Etil-Terc-Butílico (ETBE), um componente 100% renovável. Por fim, este combustível é ainda tratado com aditivos Excellium da marca TotalEnergies.

“É um grande marco na parceria entre a TotalEnergies e o Automobile Club de l’Ouest (ACO), cuja estratégia de promoção de combustíveis sustentados está em linha com a ambição da nossa companhia para alcançar a neutralidade carbónica até 2050, juntamente com a sociedade”, começa por explicar Pierre-Gautier Caloni, Vice-Presidente da divisão de competição automóvel da TotalEnergies. “O Mundial de Resistência é assim um verdadeiro laboratório para a nossa companhia, uma montra para as soluções inovadoras que poderemos oferecer para a mobilidade descarbonizada e sustentável”, finalizou.

Por seu turno, o Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, reforçou o papel preponderante do desporto motorizado “não só enquanto espetáculo fantástico, mas também uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento única, ajudando a introduzir tecnologias sustentáveis para que a indústria automóvel possa progredir e assim ajudar os condutores em todo o mundo”.