As equipas de Fórmula 1 Mercedes-AMG Petronas e a Williams Racing anunciaram o aprofundamento da sua parceria técnica na modalidade, acordando entre si a transferência de diversos componentes nos chassis da temporada de 2022.
Tendo observados os bons resultados obtidos em estratégia semelhante entre a marca alemã e a Racing Point, que entretanto se tornará Aston Martin em 2021, a Williams procura também obter uma forma mais rentável de melhorar a competitividade da sua equipa em 2022, ano em que entram em vigor os novos regulamentos da modalidade, naquela que será a maior transformação de sempre a nível técnico na F1.
Note-se que a Mercedes-AMG já fornece os motores híbridos V6 à Williams, passando a usar igualmente as caixas de velocidades e sistemas hidráulicos completos da marca alemã a partir de 2022. A Williams tem sido autora das suas próprias caixas de velocidades e sistemas hidráulicos, mas a facilidade de usar aqueles componentes da Mercedes-AMG permitirá que a equipa se concentre noutras áreas, ao mesmo tempo que permitirá a implementação de um processo de design e de produção mais eficiente, uma vez que o conjunto motor/caixa provém do mesmo fornecedor.
Formação histórica na Fórmula 1 e uma das mais bem-sucedidas, a Williams tem atravessado a pior fase da sua história, falhando os lugares pontuáveis em 2020, o que aconteceu pela primeira vez desde 1977, quando a equipa se estreou na modalidade sob a designação Williams, embora então apenas com um monolugar e sem disputar a temporada inteira.