A prova italiana ficou marcada pela grande competitividade, com Ogier e Evans a trocarem por diversas vezes a liderança, mas um pião de Evans no penúltimo troço de classificação permitiu a Ogier ‘respirar’ melhor rumo ao triunfo e ao título. O francês ainda sofreu um susto quando deu um toque numa das barreiras de cimento na especial de Monza, mas nem o carro, nem o pneu sofreram danos consideráveis.
Com este resultado, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia tornaram-se campeões pela oitava vez, tendo já definido o abandono da competição a tempo inteiro. Ogier ainda fará algumas provas com a Toyota, mas não fará a temporada completa.
Evans ficou em segundo lugar, não conseguindo assim desfeitear o seu colega de equipa e favorito no início da prova, ficando a 7,3 segundos do vencedor da prova. No campeonato de Pilotos, Ogier venceu por uma margem de 23 pontos.
Dani Sordo e Thierry Neuville, ambos com carros da Hyundai, terminaram na terceira e na quarta posição, com Oliver Solberg (filho do campeão mundial Petter Solberg) a registar o melhor resultado da sua carreira no WRC, com um quinto lugar geral ao volante de outro Hyundai.
Andreas Mikkelsen, que já havia celebrado o título de campeão na categoria venceu no WRC2, ao volante de um Skoda Fabia. Na categoria WRC3, vitória para Andrea Crugnola (Hyundai i20) e título de campeão mundial para Yohan Rossel (Citroen C3).Na categoria Rally4, Andrea Mabellini (Renault) foi o mais rápido. Por fim, Alessandro Ciardi venceu a Toyota GR Yaris Cup (campeonato nacional na Itália).
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