Noutra demonstração de grande maturidade, o jovem Kalle Rovanperä venceu o Rali da Estónia, a contar para o Mundial de Ralis (WRC), obtendo dessa forma o seu quinto triunfo da época. O título começa a ficar cada vez mais perto, podendo vir a tornar-se no mais jovem campeão do mundo da categoria, com apenas 21 anos de idade.

O piloto da Toyota Gazoo Racing tem demonstrado uma competitividade impressionante e na Estónia voltou a estar um patamar acima de todos os seus rivais, tendo o seu colega de equipa Elfyn Evans ficado na segunda posição, mas já a um minuto de distância. Esta foi a quinta vitória da época em seis provas disputadas até aqui (de um total de 13), falhando unicamente o lugar mais alto do pódio no Rali de Monte Carlo, no início do ano.

Rovanperä tem agora 83 pontos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai), mas as esperanças de qualquer um dos seus rivais de superar o jovem finlandês começam a mirrar com o passar dos meses.

O momento decisivo da prova deu-se no sábado, quando Rovanperä tirou partido de um carro quase perfeito e de uma pilotagem sem mácula para vencer sete classificativas seguidas. Depois, com a chuva a tornar os pisos mais escorregadios e traiçoeiros, foi gerindo a vantagem mas sem perder o foco, conseguindo mesmo os pontos adicionais da Power Stage final.

O piloto da ‘casa’, Ott Tanak (Hyundai) terminou a prova no terceiro lugar, naquele que é um resultado positivo, mas longe do que certamente gostaria, sobretudo porque nas contas finais ficou a quase dois minutos do vencedor do Rali da Estónia. O seu colega de equipa Neuville ficou na quarta posição, demonstrando falta de ritmo com o seu i20 Rally1.

Na quinta posição ficou mais um Toyota, desta feita o do japonês Takamoto Katsuta, que teve um início de rali para esquecer ao despistar-se e capotar o GR Yaris Rally1 ainda no teste de quinta-feira. O trabalho da equipa foi fulcral para que pudesse estar à partida da prova.

Adrien Fourmaux foi o melhor da M-Sport Ford, ficando na sétima posição atrás de Esapekka Lappi (Toyota), com os dois outros pilotos, Pierre-Louis Loubet e Gus Greensmith, a abandonarem devido a problemas mecânicos no último dia.

Além da diferença no Campeonato de Pilotos, também o de Construtores parece cada vez mais inclinado a favor da Toyota, com esta a dispor de 87 pontos de avanço sobre a Hyundai.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID) 2h54m29.0s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID) +1m00.9s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m55.7s
4 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m53.3s
5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID) +4m13.4s
6 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID) +4m49.1s
7 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 HYBRID) +5m09.2s
8 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia Rally2 evo) +11m01.8s
9 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally2) +11m27.1s
10 Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia Rally2 evo) +13m04.8s