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WRC/Rali da Sardenha: Ogier ‘sobreviveu’ às dificuldades na ‘dobradinha’ da Toyota

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Nos difíceis troços da Sardenha, a dupla composta por Sébastien Ogier e Julien Ingrassia (Toyota Yaris) levou a melhor, tirando partido da sua grande experiência para se destacar, com o resultado de conjunto da marca nipónica a ser ainda melhor pela segunda posição de Elfyn Evans no Rali da Sardenha, quinta prova do Mundial de Ralis (WRC).

A Sardenha possui a reputação de ter troços acidentados e rochosos que fazem deste rali um verdeiro teste de sobrevivência. Este ano, o evento foi particularmente severo devido às muitas pedras e ao calor extremo. Vários dos principais pilotos depararam-se com problemas que os levaram a cometer erros, ou a sofrer problemas mecânicos, como foi o caso de Ott Tanak

Sébastien Ogier, vencedor de sete campeonatos, deu-se melhor com as dificuldades desta prova e obteve a sua terceira vitória da temporada, ampliando a sua vantagem no campeonato. No entanto, antes do começo da prova, este resultado seria difícil de antever na medida em que os dois tinham posições na estrada pouco vantajosas, com Ogier a ‘limpar’ os troços.

Ogier foi bastante forte na sexta-feira, terminando o dia na terceira posição, saltando para a liderança no sábado, tirando partido dos problemas com os Hyundai de Ott Tanak, que arrancou uma roda do seu i20 depois de bater numa pedra, e de Dani Sordo, que capotou o seu carro depois de um erro. Daí em diante, Ogier teve caminho aberto para a sua 52a vitória da carreira, deixando Evans a 46 segundos. Ambos os pilotos da Toyota tiveram um ligeiro percalço na derradeira classificativa, quando os motores dos seus carros se calaram após uma passagem por um riacho de água, mas puderam retomar a prova apenas com alguns segundos perdidos.

Thierry Neuville, num Hyundai, ficou com a terceira posição, a quase 20 segundos de Evans, queixando-se ao longo de toda a prova de dificuldades com o seu carro. Repetindo a posição do Rali de Portugal, o jovem japonês Takamoto Katsuta, também com um Toyota, ficou na quarta posição, enquanto o finlandês Jari Huttunen venceu a categoria RC2 com um Hyundai i20 R5, ao terminar no quinto posto da geral.

Foi o melhor resultado geral para um carro desta categoria secundária num evento do WRC. Huttunen foi seguido pelo piloto da Citroën, Mads Ostberg, ao volante de um C3 Rally2. Nota para a presença de seis carros RC2 entre os dez primeiros e quatro fabricantes diferentes entre os oito primeiros.

Com os 25 pontos do triunfo e mais dois pontos bónus do quarto tempo na Power Stage, Ogier lidera agora o campeonato com 11 pontos de vantagem sobre Evans, que tem 18 pontos de vantagem sobre Thierry Neuville.