Ott Tänak foi o grande vencedor do Rali da Suécia, segunda prova da temporada do Mundial de Ralis (WRC), uma prova disputada no limite e sob condições extremas, especialmente nas segundas passagens de sábado. O piloto da Estónia voltou a triunfar na Suécia depois de ter feito o mesmo em 2019 (então com a Toyota), dando à Ford M-Sport a primeira vitória na modalidade desde o Rali de Monte Carlo de 2022.
Após uma prova em que esteve bastante competitivo e na luta pelo triunfo, Tänak terminou com 18,7 segundos de avanço sobre Craig Breen (Hyundai), piloto que compete apenas a meio tempo no Mundial de Ralis e que também fará o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com a marca sul-coreana. O terceiro lugar ficou com outro piloto da equipa, Thierry Neuville, a 20 segundos do vencedor.
Devido a esse mesmo facto, o final do Rali de Suécia contou também com um fator de estratégia por parte da equipa Hyundai, que ‘obrigou’ Breen a penalizar em dez segundos ao chegar um minuto atrasado ao controlo antes da derradeira especial da prova, a Wolff Power Stage, de forma a que Neuville, que irá participar em todo o campeonato, saltasse para o segundo lugar e ficasse em melhor posição.
Porém, Neuville teve uma prestação pouco competitiva no derradeiro troço e acabou por ficar mesmo em terceiro lugar, enquanto Breen, com alguma justiça à mistura, ficou com o segundo posto, atendendo a que esteve sempre na discussão da vitória.
O campeão Kalle Rovanperä (Toyota) ficou com o quarto lugar, a 25,1 segundos, tendo estado também na discussão pelo pódio, mas em última instância acabou por não ter argumentos para ficar entre os três melhores.
Ao volante de outro carro da Toyota, Elfyn Evans terminou na quinta posição, mas sem o mesmo ritmo do seu colega de equipa, com Pierre-Louis Loubet, da Ford, a ficar na sexta posição.
No WRC2, destaque para a vitória de Oliver Solberg, que ao volante de um Skoda Fabia dominou a prova desde o início. No WRC Junior, o primeiro da temporada, William Creighton foi o grande vencedor.
Classificação final
1 O. Tänak / M. Järveoja (Ford Puma Rally1 Hybrid) 2:25:54.5
2 C. Breen / J. Fulton (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid) +18.7
3 T. Neuville / M. Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid) +20.0
4 K. Rovanperä / J. Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) +25.1
5 E. Evans / S. Martin (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) +1:24.0
6 P. L. Loubet / N. Gilsoul (Ford Puma Rally1 Hybrid) +5:59.0
7 E. Lappi / J. Ferm (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid) +7:42.4
8 O. Solberg / E. Edmondson (Škoda Fabia RS) +7:48.1
9 O. Veiby / T. Eriksen (Volkswagen Polo GTI) +8:30.4
10 S. Pajari / E. Mälkönen (Škoda Fabia RS) +9:03.2
Campeonato de Construtores
1 Toyota Gazoo Racing World Rally Team 80
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 66
3 M-Sport Ford World Rally Team 51
Campeonato de Pilotos
1 O. Tänak 41
2 K. Rovanperä 38
3 T. Neuville 32
4 E. Evans 29
5 S. Ogier 26
6 C. Breen 19
7 E. Lappi 15
8 T. Katsuta 8
9 P.L Loubet 8
10 D. Sordo 6