Sébastien Ogier, ao volante de um Toyota Yaris WRC, venceu o Rali de Monte Carlo, primeira prova da temporada de 2021 do Mundial de Ralis (WRC), alcançando a sua 50ª vitória naquela modalidade. Além disso, foi também o oitavo triunfo do francês na prova monegasca.
A Toyota foi a grande dominadora do Rali de Monte Carlo, prova história que este ano contou com um traçado bastante revisto. Os pilotos da marca nipónica foram-se revezando na liderança desde sexta-feira, com Kalle Rovanpera, Elfyn Evans e Ogier a passarem pelo comando, mas apenas este último se manteve lá até final.
Para Ogier, o ‘sabor’ de mais uma vitória em Monte Carlo é reforçado pelo pecúlio máximo de pontos possíveis na prova, já que aos 25 do primeiro lugar juntou ainda os cinco oferecidos pelo melhor tempo na derradeira classificativa, a ‘Power Stage’. No entanto, apesar de no final ter ficado com 32,6 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa Elfyn Evans, nem tudo foi fácil para Ogier, que na manhã de sábado ainda teve de recuperar de um pião e de um furo. Esta foi o melhor arranque possível para Ogier.
Elfyn Evans teve de se contentar com o segundo posto, ainda assim dando uma boa imagem numa prova que é tradicionalmente muito complicada e propensa a ‘armadilhas’. No lugar mais baixo do pódio ficou o belga Thierry Neuville, da Hyundai, vencedor no ano passado, mas que este ano não teve argumentos para Ogier, finalizando a 40,9 segundos. No entanto, acaba por ser um ótimo resultado para Neuville na medida em que esta foi apenas a primeira prova com o novo navegador, Martijn Wydaeghe, tendo o primeiro ensaio dos dois em parelha ocorrido… no ‘shakedown’ de quinta-feira.
Beneficiou ainda do azar de Rovanpera na manhã de domingo, que perdeu o terceiro lugar devido a um furo. ‘Salvou’ o quarto lugar, embora a 1m20,1s do vencedor. Na quinta posição ficou Dani Sordo, que marcou a última prova ao lado do seu navegador Carlos del Barrio, num Hyundai, enquanto o japonês Takamoto Katsuta terminou em sexto, ao volante de um Toyota.
Após o despiste espetacular de Teemu Suninen na quinta-feira, as esperanças da M-Sport Ford residiram na prestação singular de Gus Greensmith, que foi apenas o oitavo melhor, atrás do vencedor da categoria WRC2, Andreas Mikkelsen, aos comandos de um Skoda Fabia.
Ott Tanak (Toyota) não terminou a prova, acabando também por receber uma penalização de um ano com pena suspensa por ter rodado numa ligação (percurso entre duas classificativas) apenas com três rodas.
Classificação final
1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 2h56m33.7s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +32.6s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m13.5s
4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +2m33.6s
5 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +3m14.2s
6 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +7m01.3s
7 Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Škoda Fabia Rally2 evo) +7m23.6s
8 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +8m21.1s
9 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta Rally2) +9m15.8s
10 Eric Camilli/François-Xavier Buresi (Citroën C3 Rally2) +10m41.0s