WTCR/Vila Real: Tiago Monteiro foi ‘herói’ no triunfo da vontade

07/07/2019

Ao cruzar em primeiro lugar a linha de meta da terceira corrida do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), em Vila Real, Tiago Monteiro não mais segurou a emoção. Na comunicação via rádio para a sua equipa, a KCMG Honda, depois de confirmar a sua vitória, o piloto portuense não esqueceu as dificuldades dos últimos 24 meses, nos quais atravessou um prolongado e sofrido processo de recuperação depois do seu violento acidente de 2017.

Monteiro fez questão de recordar que foi um processo de recuperação difícil, no qual teve de superar muitos prognósticos negativos quanto às possibilidade de recuperação da sua visão na sequência de um despiste sofrido em 2017 quando testava o Civic de TCR no circuito de Barcelona. Mas, ao cruzar a meta, numa afinada simbiose com o público de Vila Real, que se engalanou uma vez mais para receber a emocionante festa do automobilismo, Monteiro deixou fluir as lágrimas, agora de felicidade pelo triunfo.

Após um arranque bem conseguido, tendo partido de segundo, Monteiro rapidamente se isolou no comando, tendo Yvan Muller (Lynk & Co) como o seu principal rival na maior parte da corrida. Nem mesmo as jogadas táticas da ‘Joker Lap’ (volta em que um dos percursos é ligeiramente maior) fizeram com que a ordem entre os dois primeiros se alterasse, embora na terceira posição tenham existido mudanças com as ‘Joker Lap’.

Yann Ehrlacher (Lynk & Co) ficou com a terceira posição do pódio, enquanto Mikel Azcona (CUPRA) ficou com o quarto lugar, na frente Jean-Karl Vernay (Audi) e de Robert Huff (Volkswagen).

Na segunda corrida, disputada também esta tarde, o triunfo foi de Azcona, o primeiro da sua carreira no WTCR, tirando grande partido das estratégias de ‘Joker Laps’ na corrida. O espanhol ganhou a posição depois das ‘Joker Laps’ de Ma Qing Hua (Alfa Romeo) e de Esteban Guerrieri (Honda), ficando o pódio assim definido por essa ordem. Vernay terminou em quarto na frente de Nicky Catsburg (Hyundai). Tiago Monteiro ficou no top 10 desta corrida, ao terminar em décimo lugar.

Já na corrida inaugural do fim de semana, realizada no sábado, o vencedor foi Norbert Michelisz (Hyundai), que dominou a prova, terminando na frente de Ehrlacher e de Augusto Farfus (Hyundai). Monteiro foi apenas o 23º, vendo a sua prova estragada por um desentendimento com o seu ex-colega de equipa na Honda, Gabriele Tarquini (Hyundai), com o veterano piloto italiano a arrastar o português para uma escapatória numa tentativa de ultrapassagem falhada. Se o italiano ficou logo ali, Monteiro prosseguiu mas sem perspetivas de um bom resultado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.