BWM 225 xe: Família muito moderna… e híbrida

04/08/2019

Apontado às famílias adeptas dos híbridos plug-in e das tecnologias de vanguarda, mas que não dispensam o espaço, o conforto e as prestações de um monovolume compacto, o 225 xe Tourer é uma proposta a considerar

O BMW 225 xe iPerformance Active Tourer é um modelo que aponta diretamente às famílias muito modernas. Estamos perante um monovolume compacto híbrido plug-in, que concilia, de forma competente, o pequeno propulsor biturbo a gasolina, de três cilindros, com o motor também utilizado pelo construtor alemão no Mini Countryman Cooper.
Visto por fora, poucos diriam da sua natureza híbrida plug-in. Apenas alguns dísticos “eDrive” (também presentes no interior) o identificam no branco imaculado da carroçaria.

No habitáculo, de resto, não se nota qualquer limitação de espaço em relação à versão “tradicional”: a bateria fica sob os bancos traseiros, condição que eleva ligeiramente a posição dos ocupantes. Sem exageros. Em compensação, não rouba espaço à capacidade da bagageira, na ordem dos 400 litros. Então, mas não existem mais diferenças entre o 225 xe e os outros Active Tourer? Existem, claro. Mas estão escondidas debaixo do capot. A começar pelo motor a gasolina de 1,5 litros, associado à unidade elétrica, que dispõe de uma potência combinada de 224 cv (165 kW). Com este conjunto, é sente-se a sua energia logo disponível no binário de 320 Nm.

Autonomia elétrica

As competências do BMW 225 xe iPerformance Active Tourer são reais e concretas. A velocidade máxima é de 202 km/h e a aceleração 0-100 km/h faz-se em escassos 6,7 segundos. Como se fosse um desportivo. Dada a sua essência híbrida plug-in, o modelo garante uma autonomia silenciosa e elétrica na ordem dos 26 quilómetros. Segundo dados oficiais, estas caraterísticas traduzem-se em baixos níveis de emissões de CO2 (5,7 g/km) e de consumos de gasolina: 5,6 L/100 km em ciclo combinado. Mas só será possível alcançar estes valores com uma condução regrada, e, de preferência, em pequenas distâncias urbanas, contexto em que o modelo se sente mais confortável. Para carregar o 225 xe a 100% bastará uma simples tomada doméstica e não mais de três horas – uma média de 13 km por hora. Carregá-lo durante a noite, para dispor da sua autonomia elétrica no expoente máximo, logo pela manhã, não é, portanto, uma tarefa complicada.

O preço? 51.601 euros, dada a quantidade de opcionais que esta versão acolhe, sem os quais seria fácil poupar quase 10.000 euros na aquisição do modelo. Mas como recusar itens tecnológicos como os packs Innovation ou Connectivity?

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