Contacto Porsche Macan S: Eficácia dinâmica com rigor

17/02/2019

O mercado está repleto de opções SUV para todos os gostos, desde os mais confortáveis, passando aos mais elitistas e culminando nos mais desportivos. É, precisamente, entre estes últimos que se encontra o Macan S da Porsche, um modelo que tem de carregar e respeitar a herança daquela que é uma das mais reputadas construtoras de veículos desportivos do mundo. No caso do Macan com o motor V6, a aposta é ganha, sobretudo porque exibe o propalado carácter da marca no caso dos desportivos.

Se hoje há SUV direcionados para os mais diversos tipos de clientes, os que exibem o logótipo da Porsche têm um apelo natural pelas sua associação a um passado de desportivos icónicos em que o 911 salta logo à imaginação. Mas, como os tempos são decididamente outros, a gama da Porsche tem hoje como ‘best-sellers’ dois modelos de maior versatilidade, o Macan e o Cayenne, por esta ordem.

Mas, a infusão de elementos desportivos não cessa e, na atualização da gama Maca para 2019, a marca não quis deixar os seus créditos por mãos alheias, concebendo uma versão S que apresenta mais potência e reforça competências dinâmicas face à geração anterior. Esteticamentem não há revolução. Dianteira com para-choques distinto, grelha retocada (três tipos de desenho para a grelha no novo Macan) e faróis com tecnologia LED, incluindo também as luzes diurnas de quatro pontos. Fórmula simplista também aplicada na renovação da traseira, com farolins LED ligados entre si por ua fina tira luminosa. Para-choques também renovado e escapes com dois tipos de saídas pontuam as alterações atrás.

A bordo, os mesmos níveis de qualidade geral nos revestimentos e na montagem, com bancos em posição algo elevada (é, afinal de contas, um SUV), o que facilita a entrada e a saída do veículo. Volante com inspiração no 911 e atualização de alguns comandos a bordo são pontos a destacar, sendo que o mais relevante é o novo sistema de infoentretenimento com base no ecrã tátil central de 10.9 polegadas, configurável e de fácil operação, a partir do qual se acede à mais recente geração do sistema Porsche Communications Management (PCM). Um ambiente desportivo e de qualidade, mesmo que a consola central continue algo polvilhada de botões e teclas…

Figura de proa, porém, é o novo motor V6 de 3.0 litros com turbocompressor integrado no meio das duas bancadas de cilindros, uma solução que permite maior eficácia e redução nas dimensões, a par de uma muito bem-vinda melhoria nas respostas. A este respeito, os 354 CV do motor a gasolina (equipado com filtro de partículas) mostra desenvoltura capaz de impressionar, reagindo com rapidez e eficácia à maior pressão do acelerador, tanto mais que a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, a PDK, continua a ser um primor no manuseamento e no aproveitamento da potência disponível, sobretudo quando ativado o modo Sport plus a partir do comando rotativo no volante.

a carregar vídeo

A direção torna-se precisa e o amortecimento seletivo (no caso da unidade ensaiada) revela ótima contenção da carroçaria em curva, tornando o Macan S num companheiro para tiradas em percursos sinuosos com a oferta de confiança e segurança para o condutor mais arrojado. Como referido, os modos Sport e Sport plus enrijecem o amortecimento, havendo em modo Normal um compromisso mais competente para a absorção de irregularidades, fazendo deste SUV um desportivo eficaz e também amigo dos ocupantes. A sonoridade dos escapes também é uma adição agradável ao ‘pacote’ V6.

O tempo de aceleração dos zero aos 100 km/h com o pacote Sport Chrono é de 5,1 segundos (menos 0,1s do que o modelo anterior) e a velocidade máxima é de 254 km/h.

Com efeito, é difícil encontrar muitos rivais para o Macan em termos dinâmicos, sobretudo pela precisão e contundência que oferece quando se quer abordar um percurso de curvas com afinco. Essa é uma grande mais-valia de um SUV que tem um preço de partida nos 97.386€ (ao qual podem ser acrescentados muitos extras, somando euros ao preço final…), mas que se demarca pelo sorriso de grandes dimensões que aporta à face do condutor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.