Há tanto tempo prometido, o ID. Buzz apresta-se a chegar ao mercado com uma postura que não deixa dúvidas, afigurando-se como um monovolume irreverente e capaz de chamar a atenção por onde quer que passe. Em Copenhaga, na Dinamarca, o encanto desta carrinha familiar compacta ficou bem patente, arrebatando olhares e exclamações a quase toda a gente, independentemente da idade. No meio de toda a proeza estética, quase passa para segundo plano o facto de ser elétrico.

Ainda não se passou um quilómetro de viagem e já o ID. Buzz arrebata olhares entre os muitos transeuntes e condutores de Copenhaga, na Dinamarca, onde a apresentação internacional deste modelo teve lugar. O encanto irreverente de um formato bem nostálgico, apimentado por uma decoração de carroçaria de duas cores é mais do que suficiente para se fazer notar por onde quer que passe. De forma ainda mais surpreendente, a sua atração foi transversal a géneros e idades – não faltando até os sorrisos de crianças mais pequenas.

É inegável que o ID. Buzz tem uma presença muito peculiar. Na dianteira, a face ‘limpa’ sobressai pelas luzes LED (LED Matrix em opção) e pelo símbolo ‘VW’ de maiores dimensões, enquanto o para-choques revela um padrão ponteado mais moderno. As laterais caracterizam-se pela ampla superfície vidrada, além de portas deslizantes de acionamento elétrico. O pilar C apresenta grafismo especial, enquanto a traseira ostenta, pela primeira vez num modelo da Volkswagen Comerciais, grupos óticos horizontais com uma barra luminosa também em LED a uni-los.

Com 4,7 metros de comprimento, o ID. Buzz é compacto, mas ao mesmo tempo capaz de uma versatilidade de grande destaque. Por dentro, há pontos de contacto algo evidentes com os demais modelos produzidos com base na plataforma elétrica MEB do Grupo Volkswagen, como os ID.3 ou ID.4.

A posição de condução elevada, como num SUV, revela uma excelente visibilidade geral, beneficiando ainda de um painel de instrumentos digital de 5.3″ minimalista que informa o condutor do essencial. Ao centro, para comandar praticamente todos os sistemas e funcionalidades, encontra-se um ecrã tátil de 10″ na versão de entrada ‘Ready 2 Discover’ ou de 12″ na versão ‘Discover Pro’ opcional com navegação (presente nas unidades propostas a contacto).

O ambiente é limpo em termos de botões e comandos excessivos, oferecendo apenas o essencial, com todos os sistemas praticamente integrados no sistema de infoentretenimento. Ainda assim, há botões táteis de atalho logo abaixo, para a climatização, assistente de estacionamento, modos de condução e assistentes de condução. Depois, há botões táteis também no volante e ainda na porta do condutor, para ajuste dos espelhos e acionamento dos vidros elétricos. Nem sempre ideais no manuseamento durante a condução.

Já os locais para arrumação de pequenos objetos são em grande número, sobressaindo o compartimento na consola central e a caixa deslizante ao meio do habitáculo que pode ser movimentada para a frente e para trás.

De resto, ótima modularidade, com cinco lugares na versão conduzida, com a possibilidade de movimentar a segunda fila de bancos em 15 cm, rebatendo em proporção 40/60 para assim oferecerem mais espaço de bagageira. Neste aspeto, o ID. Buzz também não faz concessões, com até 1121 litros de capacidade em posição normal e 2205 litros rebatendo a segunda fila na versão de passageiros.

Nota ainda para a boa qualidade de construção e bons materiais, mesmo que o plástico mais rijo predomine a bordo.

Condução despachada

Graças à motorização elétrica de 150 kW/204 CV, o ID. Buzz oferece desempenho despachado e agilidade acrescida, sobressaindo muito mais pela progressividade da resposta do que pela entrega desportiva da potência. Ainda assim, graças aos 310 Nm de binário (praticamente instantâneo), esta carrinha mostra grande competência em autoestrada, por exemplo, quando é necessário ultrapassar outro veículo, prestando-se a ótimas prestações apesar das dimensões.

Essa sua faceta pode também ser ajustada com os modos de condução distintos, entre o ‘Eco’ que limita as prestações e a climatização, e o ‘Sport’, que torna as reações mais lestas e a direção mais pesada, mesmo que as diferenças não sejam abismais.

Também a regeneração pode ser ajustada pelo condutor a partir do manípulo seletor atrás do volante, existindo um modo de regeneração mais evidente, ‘B’, com desaceleração mais óbvia (mas maior regeneração de energia).

A direção carece de alguma habituação, não sendo particularmente informativa para o condutor. Por outro lado, o facto de dispor de motor traseiro e de direção ‘by wire’ elimina as vibrações neste elemento, dando-lhe também um raio de viragem mais próximo ao de um citadino do que de uma carrinha destas dimensões. Vale a pena apontar ainda que o ID. Buzz Pro pode montar jantes de 18″, 19″, 20″ ou 21″, com pneus dianteiros ligeiramente mais estreitos do que os de trás.

Para o primeiro contacto com cerca de 120 quilómetros conduzidos entre autoestrada e circuito urbano, obtivemos uma média em torno dos 20 kWh/100 km, o que é bastante interessante e revela um bom trabalho feito em termos aerodinâmicos para um formato que é, já se sabe, tendencialmente mais prejudicial do que uma berlina, por exemplo.

Com bateria de 77 kWh colocada sob o piso entre os dois eixos, a autonomia homologada em circuito misto WLTP é de 423 quilómetros na versão ID. Buzz Pro (passageiros), um valor que, a julgar pelo nosso contacto em Copenhaga, parece exequível nas condições certas.

Quanto ao carregamento, admite carga CA até 11 kW (num posto público ou em ‘wallbox’), demorando 7h30m a carregar totalmente (de zero a 100%) e carga rápida CC até 170 kW, o que lhe permite repor de 5 a 80% da carga da bateria em cerca de 30 minutos.

Em suma…

O primeiro contacto com o ID. Buzz confirmou aquilo que se esperava. A passagem para a era elétrica e para o mundo da digitalização resulta num dos modelos mais carismáticos da atualidade. Poucas vezes nesta profissão sentimos tanta atenção recair sobre nós como na condução deste ID. Buzz, tornando-se num campeão de popularidade.

A condução é simples e eficaz, destacando-se pela leveza dos comandos e pela boa visibilidade em todas as direções. Além disso, a vertente tecnológica com a nova geração do sistema de infoentretenimento é também um ponto de destaque, ainda que a digitalização máxima dos comandos não seja consensual.

Com um preço a partir de 61.000€ (já com IVA), o ID. Buzz apresta-se a ser a carrinha da irreverência e das famílias da nova época. Note-se que a produção de 2023 para Portugal (350 unidades) já se encontra esgotada, pelo que, ou sobe o ritmo de produção ou terá de esperar mais do que desejaria por este ‘Pão de Forma’ elétrico.

FICHA TÉCNICA
Volkswagen ID. Buzz Pro
Motor: Elétrico de síncrono permanente, traseiro.
Potência: 150 kW/204 CV
Binário: 310 Nm
Bateria: Iões de lítio, 77 kWh (líquidos)
Aceleração 0-100 km/h: 10,2 seg.
Velocidade máxima: 145 km/h
Autonomia WLTP: 423 km
Carregamento: (AC) 7h30 de 0-100% a 11 kW; (CC) 30 min. de 5 a 80% a 170 kW
Bagageira: 1121 – 2205 litros
Dimensões (C/L/A): 4712/1927/1985 mm
Distância entre eixos: 2989 mm
Preço (desde): 61.000€

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