Nascido para ser um modelo citadino e elétrico, o smart ajudou a redefinir os conceitos de aproveitamento do espaço dentro das grandes cidades, cada vez mais populadas e cada vez mais poluídas. Quanto à primeira situação, o veículo pouco ou nada poderá fazer, mas quanto á segunda, responde com a potencialidade de ser unicamente elétrico, sem emissões decorrentes da condução.
Se as duas gerações anteriores já contavam com versões elétricas, foi preciso esperar por 2020 para que a marca abandonasse os motores de combustão interna, servindo-se agora, única e exclusivamente, de motores elétricos que, para todo o caso, não se alteraram em características face à versão que chegou ao mercado com a nova geração em 2015. Ou seja, debaixo do pé direito do condutor estão 60 kW (82 CV) que lhe permite uma autonomia de de 159 quilómetros em ciclo NEDC e 133 quilómetros em WLTP no caso do EQ fortwo (ligeiramente inferiores no forfour).
Na condução, não se pode considerar que o fortwo esteja agora diferente do modelo que já se conhecia, uma vez que uma grande parte das renovações incidiram na estética exterior e na atualização tecnológica do interior. No entanto, os smart EQ mantêm a mesma ligeireza de condução, acelerando com vontade pelas avenidas urbanas, sem qualquer tipo de ruído ou emissões. Pelo menos, que sejam provenientes do motor, já que o ruído de rolamento nos pareceu algo elevado no curto trajeto fora da cidade de Valência num dia em que a tempestade Glória foi provocando o caos nalgumas zonas costeiras de Espanha.
Em termos de carregamento, os smart podem repor entre 10% e 80% da carga da bateria em menos de 40 minutos, graças a um carregador opcional de 22 kW. De série, recorre a um carregador de 4.6 kW. Numa tomada doméstica de 230 V, o smart pode carregar o suficiente para percorrer trajetos quotidianos (de zero a 80%) em cerca de seis horas, enquanto o recurso a uma wallbox de 7.2 kW pressupõe uma espera de 3,5 horas).
Os novos modelos à venda a partir de fevereiro estarão equipados já com uma nova unidade multimédia, com ecrã tátil de 8.0 polegadas e novas funcionalidades, incluindo a conectividade a uma aplicação smart EQ Ready que lhe concede novos atributos.
Os preços para o smart renovado começam nos 22.845€ para o smart EQ fortwo, passando pelos 23.745€ do forfour e terminando nos 26.395€ do fortwo cabrio, sempre na linha Passion. A linha Pulse acrescenta 605€ aos valores acima enquanto a linha de topo, Prime, aumenta em 930€ nos dois fortwo e em 1290€ no forfour.
Em suma
smart EQ fortwo | smart EQ fortwo cabrio | smart EQ forfour | |
Motor/tipo | Motor síncrono | Motor síncrono | Motor síncrono |
Potência máx. (kW) | 60 | 60 | 60 |
Binário máx. (Nm) | 160 | 160 | 160 |
Consumo de corrente, ciclo misto (kWh/100 km), carregador de bordo de 4.6 kW | 16,5-15,2 | 16,8-15,4 | 17,3-15,9 |
Consumo de corrente, ciclo misto (kWh/100 km), carregador de bordo de 22 kW | 15,2-14,0 | 15,4-14,2 | 15,9-14,6 |
Emissões de CO2, ciclo misto (g/km) | 0 | 0 | 0 |
Autonomia (km) | 147-159 | 145-157 | 140-153 |
Aceleração 0-60 km/h (s) | 4,8 | 4,9 | 5,2 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,6 | 11,9 | 12,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 130 | 130 | 130 |
Tetris na mala
Uma das aplicações com funcionalidades reforçadas é a ‘Ready to Pack’, que é uma das tecnologias digitais lançadas agora e pensadas para facilitar a vida dos utilizadores. Neste caso, parece que a ideia é tornar o ‘tetris’ da arrumação de objetos na bagageira numa tarefa mais simples.
A aplicação ‘pactris’ já existe há três anos, ajudando os condutores a arrumarem as cargas na bagageira de forma mais eficiente. Recorre a um algoritmo que mostra ao utilizador durante uma compra se os pacotes que está a levar consigo irão caber na bagageira do smart e em que disposição. Particularidade interessante é de poder ler os códigos de barras através do smartphone, por exemplo, numa loja de móveis, indicando de que forma é que as caixas caberão – ou não – no smart. A função de realidade aumentada permite igualmente fazer scan de um objeto com a câmara do smartphone, indicando como caberá no veículo.
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