Não há volta a dar. O Qashqai mantém-se como um dos modelos SUV mais vendidos da Europa e não pretende abrir mão do seu estatuto, surgindo agora com mais argumentos estéticos, técnicos e tecnológicos. Neste último apartado, o principal destaque é o sistema ProPilot de assistência à condução, um elemento que surge integrado no grande ecossistema de conectividade e mobilidade da Nissan, naquilo que a companhia designa de Mobilidade Inteligente.
Entre as funcionalidades deste sistema encontram-se o alerta de proximidade para o veículo da frente, o assistente de travagem de emergência, o alerta de desvio de via com correções no volante e o cruise control ativo, que permite manter a distância pré-estabelecida (a partir dos comandos no volante) para o carro precedente. Não sendo um veículo inserido no âmbito da condução autónoma, o sistema ProPilot ‘deixa’ que o veículo seja controlado autonomamente por breves segundos, assumindo que as marcações do asfalto sejam bem legíveis pelos sistemas do Qashqai.
Na prática, uma tecnologia prática e eficaz, que mantém o Qashqai dentro da sua via, numa solução bastante completa que aumenta a segurança do condutor, embora nem sempre tenha a disponibilidade do controlo da direção por obra da falta de marcações no piso. Além disso, junte-se a segurança proporcionada pelo sistema de câmaras 360 (oferecendo uma visão superior do veículo) e o Qashqai apresenta-se como um dos modelos mais equipados em matéria de segurança.
Outras valências
Além do conjunto ProPilot, o Qashqai tem mais méritos. Muitos, justificando dessa forma os muitos anos de sucesso nos mercados. Orientado para o conforto, o Qashqai permite viagens muito tranquilas, com amortecimento competente e sem firmeza excessiva, o que lhe dá um carácter mais familiar. Com muito equilíbrio em curva, este Qashqai faz bom uso do eixo traseiro com esquema multibraço, não escondendo, ainda assim, a sua maior predisposição para o conforto e refinamento, algo que está bem conseguido nesta versão também pelos bons materiais e bordo e construção sem mácula. O objetivo da Nissan foi aumentar a sensação de qualidade a bordo, sendo justo dizer que esta geração cumpre com essa intenção.
Ainda no interior, o Qashqai tem dimensões que permitem acomodar quatro adultos sem problemas de maior (cinco com um pouco mais de aperto, mas é possível), com boas cotas habitáveis. Na bagageira, destaque para os 430 litros de capacidade, que podem ser expandidos para os 1598 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.
Ritmo forte
Depois, o motor. Ainda que a discussão em torno do futuro do Diesel seja agora corriqueira, a sua mais-valia prática faz com que abdicar dele, sobretudo no caso dos SUV de segmento C, seja jogar contra as suas possibilidades de sucesso. Assim, a Nissan não deixa cair o bloco 1.6 dCi de 130 CV de potência e 320 Nm, que se destaca pela sua elasticidade e vigor ao longo de uma grande faixa de rotações. Destaque, sobretudo, pela força em baixas rotações, comprovando uma vez mais a eficácia deste motor turbodiesel resultante da Aliança franco-nipónica.
No entanto, atendendo à suavidade e boas respostas do conjunto, acaba por ser uma boa conjunção.
Num item final de apreciação, a versão ensaiada era a Tekna Premium+, que estava dotada de um autêntico manancial de equipamento: além do já referido sistema ProPilot, conta ainda com teto panorâmico, estofos em pele “Napa” com textura 3D, bancos dianteiros aquecidos e ajustáveis eletricamente, Driver Assist Pack (com alerta de fadiga do condutor, sistema Inteligente de Ângulo Morto e Assistente Inteligente ao Estacionamento com alerta de trânsito), câmaras 360 e o essencial NissanConnect com ecrã tátil de 7” (nos dias de hoje, poderia ser maior…), navegação 3D e tecnologia Google Send-to-Car.
O preço por este ‘pacote’: 40.850€. No entanto, optando pela campanha de financiamento da Nissan (RCI) e retoma de carro antigo, o Qashqai nesta versão pode ficar por mais atrativos 35.850€.
VEREDICTO
FICHA TÉCNICA
NISSAN QASHQAI 1.6 DCI 4X2 TEKNA PREMIUM+
Motor: 4 cilindros em linha, 1598 cc, TGV, intercooler, injeção direta
Potência: 130 CV às 4000 rpm
Binário máximo: 320 Nm às 1750 rpm
Transmissão: Caixa automática (CVT), sete velocidades simuladas
Aceleração 0-100: 11,1 s
Velocidade máxima: 183 km/h
Consumo médio anunciado (medido) 4,7 l/100 km (6,8 l/100 km)
Emissões de CO2: 122 g/km
Comprimento/largura/altura 4394/1806/1595 mm
Distância entre eixos 2646 mm
Peso 1596 kg
Bagageira: 430-1598 litros
Pneus 225/45 R19
Preço base: 40.850€ (35.850€ com campanha)
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