Ensaio Peugeot 308 SW 1.5 BlueHDi 130: Para melhor muda-se sempre

06/04/2018

No final de 2017, o Grupo PSA retirou do serviço o seu veterano motor 1.6 HDi, que teve uma longa e meritória carreira na Citroën e Peugeot, trocando-o por um novo recruta, o eficiente motor 1.5 BlueHDi, que mostra que a tecnologia Diesel está viva e ‘atenta’ ao que se passa no mundo. Mais competente e menos poluente, este é um dos motores mais evoluídos do seu segmento.

Conhecidos que são os méritos do Peugeot 308 SW de uma forma geral, o modelo gaulês foi o primeiro a receber o motor 1.5 BlueHDi de 130 CV, que beneficia de uma abordagem que, à partida, poderia parecer antagónica – menor cilindrada, menos emissões e consumos e mais potência. Tecnicamente, a ‘jogada’ do grupo liderado por Carlos Tavares é exímia, sobretudo porque o novo propulsor está já de acordo com a norma europeia Euro 6.2d no que diz respeito às emissões poluentes, cuja entrada em vigor está apenas prevista para 2020. Portanto, a companhia antecipa-se ao que se apresta a chegar em termos normativos.

Técnica ‘trocada por miúdos’

Com 1499 cm3, o novo motor foi concebido para oferecer um equilíbrio aperfeiçoado entre desempenho e eficiência. Assim, beneficia de uma nova cabeça de 16 válvulas, novo sistema antipoluição que vai já ao encontro do futuro ‘fator 1,5’ de óxido de azoto (NOx), também para 2020, sendo esta a norma que obriga a que os valores de NOx reais sejam apenas 1,5 vezes superiores aos medidos no banco de ensaios. O sistema da PSA condensa, num único pacote, um catalisador de redução seletiva (SCR) de segunda geração e um filtro de partículas posicionados junto ao motor, o que acelera o pós-processamento de emissões. Há que contar, ainda, com a necessidade do aditivo AdBlue que reduz igualmente os elementos nocivos nos gases de escape.

Apesar de toda esta ‘malha’ captadora de emissões, a marca garante ganhos no consumo na ordem dos 4 a 6% em comparação com o anterior motor de 120 CV, tirando ainda partido de novo sistema de combustão de geometria patenteada. As emissões iniciam-se nos 96 g/km de CO2 para a carrinha (menos 2 g/km no caso do compacto de cinco portas).

Como é na estrada?

De forma muito resumida, este é um dos motores de topo no seu segmento. Os 130 CV estão disponíveis às 3750 rpm, mas o que importa reter é que a elasticidade desta unidade dá conta do recado com sublime competência. Não há uma diferença abismal para o motor que substitui, mas o 1.5 BlueHDi 130 sobressai pela linearidade na entrega da potência e pelo facto de ter um binário de 300 Nm que, embora disponibilizados às 1750 rpm, sente-se ‘presente’ mesmo antes dessa fasquia, tornando a condução bem mais fluida e ‘viva’. Em virtude disso, exibe fôlego e ganha ritmo com facilidade, sem necessitar de constante recurso à bem escalonada caixa de seis velocidades, mais curta para melhor aproveitar a vivacidade do motor. Abordando a caixa, o seu manuseamento é algo ruidoso, mas é precisa.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 10 segundos, sendo por isso um bom companheiro para qualquer tipo de viagem, mesmo quando o peso a bordo aumenta por via do número de passageiros e das suas bagagens. De destacar ainda a boa atuação do sistema start-stop e o refinamento da mecânica Diesel nas acelerações. A marca de Sochaux promete consumos mais baixos, anunciando um registo de 3,7 l/100 km, mas é um registo complicado de alcançar. No nosso ensaio, conseguimos obter um consumo médio de 5,0 l/100 km, embora seja plausível que se obtenham valores na casa dos quatro litros com relativa facilidade. Ainda assim, nota muito positiva para o capítulo dos consumos.

Companheiro familiar

O 308 mantém a filosofia i-Cockpit que já lhe era conhecida desde o lançamento e o recente facelift não alterou essa vertente. Conta, por isso, com o mesmo esquema de volante de pequenas dimensões que exige alguma habituação, sobretudo quando se pretende condução mais afoita em percursos sinuosos. Mas, esta versão do 308 – carrinha em nível de equipamento Allure – está pensada sobretudo para um equilíbrio entre conforto e estabilidade, permitindo condução ágil, mas sem nunca esquecer que é um modelo pensado para as família. É composto e equilibrado, mas não acarreta propriamente emoções fortes.

MAIS: prestações, refinamento, bagageira, comportamento, qualidade geral.

Menos: compromissos na posição de condução, grossura dos pilares a.

À direção, embora precisa, falta algum tato informativo do que se passa no asfalto. O amortecimento consegue absorver com competência a grande maioria das irregularidades, mesmo nos pisos mais estragados, o que é um bom indicador de que os ocupantes estarão a salvo de maiores solavancos na estrada. Em termos gerais, não se tratando de uma versão GT Line ou GT, traz assim uma bem-vinda agradabilidade na utilização quotidiana familiar.

Peculiaridades ao volante

Fruto do esquema i-Cockpit, alguns condutores poderão ter de encontrar um outro compromisso para situar o volante em relação à instrumentação, havendo o detalhe curioso do ponteiro do conta-rotações subir ao contrário do que é normal, ou seja, no sentido contrário ao dos ponteiros dos relógios. Mantém-se ainda o sistema de infoentretenimento com base no ecrã tátil de 9.7’’, que inclui navegação 3D e sistema Mirror Screen, para reproduzir o ecrã do smartphone, com conexão aos sistemas iOS e Android Auto. A ‘limpeza’ da consola central a que a marca procedeu remeteu para este sistema também o manuseamento da climatização, o que não sendo um detalhe exclusivo do 308, é uma tendência da indústria que pode causar alguma distração ao volante.

Ponto valorizado em relação à versão de cinco portas, a carrinha 308 conta com mais 11 cm na distância entre eixos, o que equivale a mais espaço no interior, como seria de esperar face ao compacto, permitindo-lhe dessa forma ser mais amplo e competente no transporte de todos os ocupantes. Atrás, há amplitude suficiente para as pernas e em altura o 308 SW também se sai muito bem, permitindo-se até a levar três adultos (com algum aperto) nos bancos posteriores. Capítulo em que se sai muito bem é no volume da mala, que é de 610 litros (aproveitando o espaço sob o piso da mala).

Para quem procura espaço para a família, o 308 SW assume-se como uma escolha muito apreciável neste segmento. Destaque, além disso, para a excelente qualidade de montagem do habitáculo, que promete robustez e durabilidade.

Com muita tecnologia integrada, o renovado 308 SW conta agora com mais sistemas de assistência à condução, jantes de 17 polegadas e elementos como o ar condicionado automático bi-zona e travão de estacionamento automático. Em termos de mais-valias, o sistema Peugeot Connect surge de série na versão Allure, incluindo navegação 3D (TomTom Traffic) e Connect Box com alertas SOS & Assistance. Na segurança, destaque para opcionais como a função Distance Alert (Alerta de Risco de Colisão) com Travagem Automática de Emergência, reconhecimento dos sinais de trânsito e Assistente de manutenção na Faixa de Rodagem (Pack Safety Plus). Lamenta-se que pelo menos o assistente de travagem automático não seja proposto de série.

O preço base deste modelo na versão Allure situa-se nos 31.860€, o que acaba por se adequar atendendo ao nível de equipamento instalado e à validade técnica de um modelo que continua a esgrimir argumentos válidos para se bater entre as propostas mais recentes do segmento. Para quem não precisa de tanto equipamento, o 308 SW pode ser adquirido com este motor a partir de 26.020€.

VEREDICTO

Familiar competente na sua vocação, o 308 SW promove uma interessante aliança entre dinamismo e conforto, dando bons argumentos a quem procura uma carrinha espaçosa e interessante de conduzir. A solução i-Cockpit poderá não agradar a todos, mas não é por aí que se poderá apontar grandes falhas ao 308 SW. Por outro lado, o recém-chegado motor 1.5 BlueHDi é verdadeiramente um ponto muito forte, disponibilizando a sua energia de maneira progressiva e eficaz para condução ritmada em que a elasticidade é característica principal.

Parecendo estar sempre pronto para subir o ritmo, o 308 SW 1.5 BlueHDi tem uma compostura refinada que lhe confere fulgor numa ampla faixa de rotações. Assegura, por isso, uma ótima prestação na grande maioria das situações. Em suma, o 308 SW continua a figurar como uma das propostas mais fortes do seu segmento no que diz respeito a carrinhas, valendo-se também da habitabilidade e capacidade da bagageira para aquele que é um pacote muito completo.

FICHA TÉCNICA

PEUGEOT 308 SW 1.5 BLUEHDI 130 ALLURE
Motor 1499 cc, 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência 130 CV às 3750 rpm
Binário 300 Nm às 1750 rpm
Transmissão Caixa manual de 6 velocidades, tração dianteira
Aceleração 0-100 km/h 10 seg.
Velocidade máxima 203 km/h
Consumo médio anunciado (medido) 3,7 l/100 km (5,0 l/100 km)
Emissões CO2 96 g/km
Comprimento/largura/altura 4585/1804/1457 mm
Distância entre eixos 2730 mm
Peso (c/ condutor) 1200 kg
Bagageira 610 – 1775 litros
Depósito de combustível 53 litros
Suspensão dianteira Independente McPherson
Suspensão traseira Eixo de torção
Pneus 225/45 R17
Preço base 31.860€

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