Honda Jazz X-Road 1.3 i-VTEC: Citadino com espírito de aventura

14/08/2018

A versão X-Road junta-se à gama do Honda Jazz, um citadino nada tímido que promete enfrentar desafios mais aventureiros. Motor a gasolina de 1.3 litros, 102 CV, mais desportivo nas linhas ainda que fiel ao modelo que vai na terceira geração e que representa um dos sucessos da Honda.

Nem os utilitários fogem à tendência de mercado. Com um novo design inspirado nos populares SUV de segmento B, o Honda Jazz X-Road apresenta um design menos conservador, fruto de alguns detalhes que despertam a atenção. Esteticamente assume postura mais desportiva e todo-o-terreno com elementos como as proteções em preto que emolduram as cavas das rodas, as aplicações nas zonas laterais ou a pintura cinza metalizado na parte inferior dos para-choques, tanto dianteiro como traseiro.

Nota ainda para as jantes de liga leve de 16 polegadas e para os retrovisores com capas pretas, que completam as alterações desta aposta da gama.

Música interior

Os acordes principais estão lá. É tremendamente espaçoso para os ocupantes e para dimensões tão compactas (3,99 m) tem uma bagageira de dimensões satisfatórias (354 litros ou 1314 litros com rebatimento dos bancos). O nível de conforto é médio, ou ideal para quem aprecia bancos mais rijos e uma posição de condução menos relaxada. Os materiais não desiludem, mas também não surpreendem, com predominância dos plásticos duros.

Mas, nota alta para o ecrã central de de 7”, que funciona como ponto de acesso ao sistema Honda Connect que permite navegar pelas funcionalidades cada vez mais indispensáveis nos dias de hoje, como a navegação ou a conexão ao smartphone. Há vários compartimentos de arrumação, incluindo um porta-copos junto à saída de ar do lado esquerdo do volante que em dias de muito calor é perfeito para manter a garrafa de água fresca.

Sem mexer no motor 1.3 i-VTEC, este Jazz X-Road até não ‘canta’ mal, mas não irá ao encontro de quem procura grandes emoções ao volante. A caixa manual de seis velocidades tem bom manuseamento, mas as relações são longas e é preciso levá-lo às 3000 rpm para sentir a resposta que se quer por parte do motor, que pede alguma paciência (0 aos 100 km/h em 11,4 segundos) e em viagens mais longas há que calcular bem o tempo de ultrapassagem.

Mas, não se pode esquecer que o Jazz é um citadino e é nesse o palco que se dá melhor, demonstrando agilidade e ligeireza quando o objetivo é viajar pelas vias urbanas. Falta ainda dizer que tem bom comportamento em curva (sem ser propriamente desportivo) e que a resposta da direção e da travagem é boa. Além disso, é poupadinho nos consumos: 5,2 l/100 km.

Por fim, quanto ao equipamento, beneficiamos de um ‘medley’ de qualidade: bancos aquecidos, cruise control, faróis automáticos e sistema de travagem ativa em ambiente urbano são alguns dos temas. A câmara traseira para estacionamento, o alerta de colisão frontal iminente e de saída de faixa, o sistema de acesso e arranque sem chave e ainda o reconhecimento de sinais de trânsito, completam uma oferta à altura de um preço (23.300 €) que procura apelar aos mais jovens com espírito aventureiro.

FICHA TÉCNICA
Honda Jazz X-Road 1.3 i-VTEC
Motor: Gasolina, quatro cilindros em linha, injeção eletrónica
Cilindrada: 1318 cm3
Potência: 102 CV às 6000 rpm
Binário: 123 Nm às 5000 rpm
Velocidade Máxima: 190 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,4 segundos
Transmissão: Tração dianteira; caixa manual de 5 velocidades
Peso: 1066 kg
Consumo Combinado: 5.1 l/100km
Emissões de CO2: 120 g/km
Comprimento/Largura/Altura) 3995/1694/1550 mm
Bagageira: 354-1314 litros
Preço versão ensaiada: 23.300€

Fotos: Rodrigo Hernandez

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