Hyundai KAUAI 1.6 T-GDi4x4: Diversão extraurbana

09/12/2018

Nem só de versões ‘racionais’ é feita a gama Kauai. Descobrimos uma motorização capaz de oferecer maior diversão, juntando a isso a eficácia da tração total.

As mecânicas Diesel e elétrica são os pratos principais do ‘menu’ Kauai, mas há uma alternativa a gasolina que alia o look jovem e audaz a prestações bem fogosas. Trata-se da versão 1.6 T-GDi, de 177 CV, que dá ao crossover coreano qualidades surpreendentes.

Aliado a uma caixa automática de sete velocidades – de dupla embraiagem, na verdade – e a um sistema de tração integral, este quatro cilindros turbo tem uma resposta generosa desde os momentos de arranque, para o qual muito contribui o binário de 265 N.m, constante entre as 1500 e as 4500 rpm. E não é preciso optar pelo modo Sport (à esquerda do seletor da caixa) para sentirmos todo o seu potencial. Basta deixar em Comfort para percebermos que este KAUAI é rápido e vigoroso na resposta ao acelerador. Já o modo Eco é mais relaxado, desmultiplicando a rotações mais baixas e com menor sensibilidade aos movimentos do pé direito.

Recomenda-se para o dia-a-dia, pois torna a condução menos nervosa e resulta em consumos mais simpáticos, que rondam os 8,0 l/100 km. Quando queremos extravasar
um pouco de adrenalina, o modo Sport com a caixa em posição manual/sequencial – não há patilhas no volante que tornem a condução mais intuitiva – é a melhor combinação. Entusiasma sobretudo pela pujança e fluência a médios regimes, com a caixa a proporcionar pequenos impulsos a cada passagem, só para compor o ramalhete. O reverso da medalha são, naturalmente, as médias bem mais elevadas, sendo, nestas condições, difíceis de manter abaixo dos 11 litros.

Não é a única opção a gasolina deste crossover, já que existe ainda a versão 1.0 T-GDi, uma variante sobrealimentada de três cilindros que debita 120 CV. Mas não é a mesma coisa…

Chassis aprimorado

As afinações de chassis desta versão mais desportiva realçam as capacidades da mecânica de 177 CV. Para um automóvel que tem uma altura ao solo de 170 mm, a forma como o KAUAI investe para cada curva satisfaz até os mais exigentes. A consistência da suspensão em apoio permite curvar com confiança, mesmo com uma atitude mais ‘atacante’, e sem receios de qualquer reação negativa, nomeadamente da suspensão traseira. Ajuda o facto de possuir uma arquitetura multibraços, ao contrário dos seus irmãos de tração exclusivamente dianteira, o que potencia a agilidade, particularmente em trocas de apoio do chassis. Além disso, esta característica garante maior conforto dinâmico quando os pisos estão mais degradados. A direção é linear e cremosa, embora lhe falte algum tato, o que é natural nesta era em que quase todas são de assistência elétrica.

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A motricidade nunca se revelou um problema, inclusive sob forte aceleração em piso escorregadio. Embora o sistema AWD apenas transmita força às rodas traseiras quando as da frente perdem atrito com o asfalto, sente-se que o chassis está à vontade para lidar com este patamar de potência, fazendo da transmissão integral um ‘acessório’ praticamente desnecessário em estrada. Para os mais aventureiros, a opção de bloqueio 4×4 – com uma distribuição de força de 50% por eixo e que funciona até aos 30 km/h – dará jeito em situações mais trialeiras, sendo complementada pelo hill descent control no reforço das capacidades off-road.

Em suma, pode não ser a escolha mais sensata dentro da gama, mas é por certo a mais recreativa, sendo também a mais onerosa: €19.022, cerca de 700 euros acima do 1.6
CRDI de 136 CV.

FICHA TÉCNICA
Hyundai KAUAI 1.6 T-GDi 4×4 Premium
Motor: Gasolina, quatro cilindros, injeção direta, TGV, intercooler
Cilindrada: 1591 cm3
Potência: 177 CV/5500 rpm
Binário máximo: 265 N.m/1500 – 4500 rpm
Tração: Integral não permanente
Caixa: Automática de 7 velocidades, dupla embraiagem
Aceleração (0-100 km/h): 7,9 segundos
Velocidade máxima: 205 km/h
Consumo médio: 7,0 l/100 km
Emissões de CO2: 158 g/km
Peso: 1467 kg
Preço base da versão: €19.022

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