i20 Active: O rebelde da Hyundai

20/10/2017

Debaixo de uma apelativa carroçaria, com pinceladas de um 4×4 citadino, o Hyundai i20 Active é a aposta da marca coreana no crescente segmento dos crossovers compactos. A receita, já aplicada por outras marcas, faz uso de plásticos nas cavas das rodas, que o tornam mais encorpado, para-choques mais robustos, com proteções e onde se alojam os faróis de nevoeiro. O Motor24 já o ensaiou e conta-lhe tudo.

O i20 Active 1.0 T-GDI é 20 mm mais alto que a a versão normal de cinco portas e isso nota-se bem, embora seja uma característica que pouco mais permite que circular um estradão de terra, sem grande obstáculos pelo caminho. Mas a visibilidade ganha com a altura suplementar e, mais do que isso, deixa passar uma imagem de aventura que cai bem junto do público mais novo.

Para mover os 1181 quilos e os 4,06 metros do Active, a Hyundai deitou mão do seu motor triclindrico a gasolina de 1.0 e 100 cavalos, auxiliado por uma caixa de cinco velocidade. Como se pode deduzir pelo baixo peso, o i20 mexe-se bem e com uma sonoridade bem agradável.

Mas este motor só gosta de andar alto em rotações, o que o torna algo gastador em cidade. Por exemplo, nunca nos aproximamos sequer dos 5,9 l/100 km que a marca declara em circuito urbano. Para melhor gerir o seu orçamento mensal em combustível mais vale apontar para os sete litros, numa toada calma.

Explorando tudo o que o motor tem para dar (e é muito) e o chassis permite, não se espante se vir o computador de bordo indicar valores próximos dos 8,5/9 litros. É uma pena, pois o Active é espaçoso, confortável e seguro em qualquer circunstância, assegurando, pela estética, um fator suplementar de agradabilidade.

Bem acabado

O interior deste crossover coreano mistura o bom com o menos agradável. Pouco há a dizer em relação à ergonomia, com os principais comandos bem colocados, um monitor tátil à altura ideal, materiais que, não sendo de topo, estão bem montados e muitos espaços para arrumação. Não falta o pormenor dos pedais em alumínio.

Mas já gostamos menos dos bancos, algo duros e do interior um pouco tristonho, mais por culpa da cor utilizada, o preto, que pelo seu desenho, de que gostamos. Faltam ali umas pinceladas de cor, mais condizentes com a irreverente imagem exterior.

Se há capitulo onde não há nada a apontar é o do equipamento e o i20 Active tem tudo o que é exigível, incluindo os principais elementos de segurança ativa e passiva, o ar condicionado automático, o sistema de monitorização da pressão de ar dos pneus, o retrovisor interior de escurecimento automático, a ajuda ao arranque em subidas, câmara traseira de marcha-atrás ou a sinalização da travagem de emergência, que aciona os quatro piscas numa travagem mais forte.

De igual modo, assinale-se, pela positiva, a capacidade da bagageira (326 litros).
Os preços do i20 Active começam nos 19 747 euros, chegando aos 23.456 euros, na versão Diesel, com o motor 1.4 CDRDi, de 90 cavalos.

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