Kia Proceed 1.0 T-GDi 120 CV: Uma traseira que faz toda a diferença

31/01/2019

Se quiséssemos brincar ao desafio dos 10 anos, agora tão em voga nas redes sociais, seria difícil antever que a Kia teria hoje na sua gama modelos tão dados ao desejo, como é o caso do Stinger e a que se junta agora esta Proceed, uma shooting brake de visual agressivo e que chega num momento particularmente forte da marca coreana.

A ideia das shooting brakes não é particularmente nova, sendo repetida ao longo dos tempos por diversos fabricantes e em diversos segmentos, como a Mercedes-Benz demonstrou com os seus CLA e CLS Shooting Brake, ambos com um posicionamento mais Premium. Mas, nesta nova fase da Kia, também há uma ambição mais elevada, uma abordagem mais cuidada aos seus produtos numa visão de que o Premium não está assim tão longe.

Olhando, pois, para esta carrinha estilizada, surge aqui simbolizado o arrojo visual de uma proposta que se demarca pela traseira dinâmica, inspirada no concept com o mesmo nome, revelado em 2017. No entanto, esta carrinha Proceed não é a Ceed SW. Confuso? Nem por isso. A Kia decidiu oferecer uma gama abrangente de modelos com base na plataforma do novo Ceed, assim contando com variante de cinco portas, carrinha normal e esta variante das imagens que serve como alternativa atrativa para quem tem uma família e quer se definitivamente cool (mais baixa 43 mm e mais perto do solo em 5 mm).

A tampa da bagageira tem acionamento elétrico remoto. Distância entre eixos igual à da carrinha SW.

Face a isso, do pilar B para trás há muitas diferenças a apontar, desde logo com a curvatura dos pilares C e D, a que se juntam os farolins horizontais ligados por uma faixa vermelha. Abaixo, centrado, o nome Proceed. Mas, nem só de item de design se pode apelidar este Kia, já que mantém a funcionalidade, sobretudo com os 594 litros da bagageira (com muito interessantes espaços de arrumação ocultos sob o piso), ainda que a distância do piso da bagageira à chapeleira não seja muito grande. Neste aspeto, a sua capacidade é inferior à da Ceed SW (625 litros), mas não é uma diferença dramática. A visibilidade traseira não é a melhor.

Interior de qualidade

Por dentro, o arrojo esbate-se um pouco, com um desenho convencional, mas extremamente cuidado, com bons materiais e construção acima de reparos, denotando a tradicional combinação de plásticos macios na parte superior do tablier com os mais duros na parte inferior, bem mascarados. Já o desenho do interior é racional, com os comandos bem posicionados e no topo da consola central o ecrã tátil de 8 polegadas para o sistema de infoentretenimento. Este tem bom manuseamento, uma vez que o posicionamento é bom e os ícones são grandes para serem tocados durante a condução. Mais abaixo, bons apontamentos para o espaço de arrumação para o telemóvel.

Os bancos oferecem conforto e bom suporte do corpo, havendo também espaço mais do que suficiente para quatro ocupantes, com os de trás a tirarem partido de boa altura disponível e da amplitude para as pernas muito aceitável. Já a posição de condução é um pouco mais elevada do que o desejado, mas não é propriamente um ponto negativo, antes uma preferência.

Gasolina já mexe

A mecânica mais acessível na gama do Proceed é esta 1.0 T-GDi de 120 CV em associação à caixa manual de seis velocidades, que permite já um desafogo abastado nas prestações. Sem deslumbrar, o Proceed já se mexe bem com este motor turbo a gasolina de apenas três cilindros, com resposta pronta a partir das 1500-1700 rpm, subindo depois de regime com facilidade e com eficaz contenção de ruído. Não será o modelo mais fugaz, mas tanto as acelerações como as respostas cumprem plenamente, tirando partido do escalonamento acertado da caixa de velocidades, com ótimo manuseamento.

Com mais carga a bordo poderá ter mais dificuldades em retomas, mas o Proceed tricilíndrico parece-nos uma proposta extremamente equilibrada no capítulo, até porque os consumos não são muito elevados. A nossa prova de 100 quilómetros teve uma média de computador de bordo de 6,8 l/100 km. Ritmos mais fortes levam o consumo médio para cima dos sete litros, no entanto.

Dinâmica muito competente

Ponto de destaque na abordagem a esta Proceed em versão GT-Line (única disponível) é a sua dinâmica, com uma condução tendencialmente desportiva – logo, mais firme -, respondendo bem aos comandos da direção, bastante precisa. Ágil, demonstra estabilidade assinalável em curva, sem rolamento excessivo da carroçaria, o que reflete o acerto específico do chassis, nomeadamente no capítulo da taragem. Esse pendor para a firmeza torna as irregularidades do piso mais notórias a bordo, mas não lhe retira capacidade familiar.

O preço desta variante começa nos 25.090€, graças a uma campanha em vigor na Kia que retira 4650€ ao preço final desta Proceed (que seria, então, de 29.740€), chegando repleta de equipamento, como o já referido sistema de infoentretenimento, sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito, sensores de chuva e de luminosidade ou jantes de 17″. Além disso, recorde-se, a marca coreana dispõe de garantia de sete anos.

VEREDICTO

O Proceed responde a uma equação muito simples: como manter o ar ‘cool’ sendo um pai de família com recursos contidos? A resposta tem esta forma – felina e agressiva, com um ‘piscar de olho’ ao segmento acima, com qualidade na construção e dinâmica exemplar na forma como aborda os percursos sinuosos sem roubar (demasiado) conforto aos ocupantes.

A mecânica 1.0 de três cilindros não surpreende, mas pelo combinado de prestações consegue convencer, proporcionando já uma condução despachada sem ter de recorrer em demasia à bem escalonada caixa manual de seis velocidades. Haverá, com certeza, soluções mais práticas e outras mais racionais, mas o Proceed convence pelo pacote completo.

FICHA TÉCNICA

KIA PROCEED 1.0 T-GDI GT-LINE
Motor 998 cc, 3 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência 120 CV às 6000 rpm
Binário 172 Nm às 1500 rpm
Transmissão Caixa manual de 6 velocidades, tração dianteira
Aceleração 0-100 km/h 11,3 seg.
Velocidade máxima 190 km/h
Consumo médio 5,5 l/100 km
Emissões CO2 125 g/km
Comprimento/largura/altura 4605/1800/1422 mm
Distância entre eixos 2650 mm
Peso (c/ condutor) 1360 kg
Bagageira 594-1545 litros
Depósito de combustível 50 litros
Suspensão dianteira Independente McPherson
Suspensão traseira Eixo de torção
Preço base 25.090€ (com campanha: 25.520€)

Mais: Estilo; dinâmica; funcionalidade; construção; preço.

Menos: Largura nos lugares traseiros; conforto algo penalizado; consumo em ritmos fortes; visibilidade posterior.

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