Lançado em 2013 e agora rejuvenescido, as linhas do CLA cativam ao primeiro olhar, mesmo se os imperativos do design lhe criem alguns constrangimentos na visibilidade traseira e mesmo para a frente, com os pilares A a comprometerem o ângulo de visão. Também o acesso ao interior, devido ao formato da carroçaria, não é dos mais fáceis e o banco traseiro apenas é aconselhável a dois passageiros.
Qualidade acima de tudo
O interior apresenta alguma proliferação de comandos a exigir alguma habituação, mas pouco reparos há a fazer à qualidade dos materiais utilizados e à respetiva montagem. Bem instalados em bancos com formato de bacquets, em que os encostos de cabeça estão fixos, gostamos da modernidade do desenho interior, onde se destaca, a meio do tablier, o monitor (agora mais pequeno, embora tivéssemos direito ao de 8 polegadas) do infoentretenimento, que integra o melhor o smartphone por via da Apple Carplay e o Android Auto.
Infelizmente continua a não ser tátil, que o mesmo é dizer que leva com umas valentes dedadas até nos lembrarmos de que nada serve andarmos para ali a tocar com o indicador.
Ninguém se pode queixar da falta de espaços de arrumação, e mesmo a mala oferece uns razoáveis 470 litros de capacidade. Dá mesmo para ir de férias, desde que leve só o que efetivamente usa e não, como é costume, o que pensa que vai necessitar.
Carro divertido
Este motor, que e o 2.1 de cilindrada, já com alguns anos no ativo, mostra-se discreto mesmo a frio em andamento, a boa insonorização faz de cada viagem um prazer. A potência pode parecer baixa tendo em conta o visual agressivo do CLA (ainda há uma versão menos potente, de 109 cavalos), mas a verdade é que o binário é interessante (300 Nm) e surge a baixas rotações.
Somando a isto uma boa caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, com as convenientes patilhas no volante, uma silhueta baixa e compacta, boas suspensões e chassis competente e conseguimos divertir-nos ao seu volante.
Às voltas pela serra da Lousã o “baixinho” não parou de de nos surpreender. Não é fabulosamente rápido, mas é suficiente equilibrado e despachado para surpreender máquinas mais potentes. E o facto de ser tração à frente dá uma ajuda preciosa na altura de meter o carro nas curvas. Trava-se forte, reduz-se e ele segue fielmente a trajetória. Decididamente, a “good value for money”.
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