Nissan Qashqai 1.3 DIG-T 140 CV N-Style: ainda é um valor seguro

15/04/2021

Sempre que o conduzimos é fácil perceber porque é que este automóvel tem tanto sucesso. Atualmente a presença generalizada de SUV’s nas estradas é perfeitamente normal, mas quando apareceu, há 13 anos, o Qashqai era algo estranho, parecia um jipe sem o ser, mas como tinha uma “postura” semelhante a atração era imediata. Ao volante, estamos mais altos do que na maioria dos automóveis e as pessoas gostam disso porque dá uma sensação boa de domínio da estrada.

Também é verdade que durante muito tempo a oferta de motorização recaía sobretudo nas opções Diesel, agora, a par com o resto do mercado, os menos poluentes motores a gasolina voltam a ser propostas mais atraentes e mais baratas para os consumidores.

A recém-lançada versão de equipamento N-Style serve de pretexto para dar novo fôlego a um modelo em vim de vida, antes do lançamento da terceira geração que está prestes a sair. Apesar de ser a entrada de gama, está repleta de equipamento de série, disponível em qualquer das motorizações que se escolha (duas a gasolina e uma diesel) com caixa manual ou automática DCT de dupla embraiagem.

O motor de quatro cilindros a gasolina 1.3 DIG-T conta com o auxílio de um turbo para chegar aos 140 cavalos, que se revela perfeitamente capaz de impulsionar este SUV com bastante desenvoltura sempre que é solicitado. Parte do bom desempenho deve-se ainda à bem escalonada caixa manual de seis velocidades, com a 5ª e 6ª mais longas para potenciar consumos de combustível mais reduzidos, é possível fazer pouco mais de 6 l/100 km com uma condução moderada.

Na altura de escolher um carro novo o equipamento incluído de série é muitas vezes o fator decisivo, e esta versão N-Style não desaponta.

Da extensa lista destacamos: no exterior luzes de LED diurnas, jantes de 18’’, vidros traseiros escurecidos e retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de parqueamento à frente e atrás, incluindo câmara traseira de ajuda ao estacionamento e monitorização da pressão dos pneus. Já no interior, climatização automática bi-zona, assistente de arranque em subida conjugado com o travão de parqueamento elétrico, o sistema de infoentretenimento conta com um ecrã tátil de 8’’, o sistema de navegação não está incluído e tem um custo de 600 €. Não é grave pois já ninguém dispensa o Waze, e para isso temos Apple CarPlay e Android Auto. A instrumentação é analógica com leitura fácil do velocímetro e conta-rotações, existindo um ecrã TFT de 5’’ para mostrar a informação do computador de bordo que é controlado a partir do volante multifunções.

De fora ficam o sistema de proteção da marca “Escudo de proteção inteligente” e o Nissan Connect, mas o preço justifica a ausência.

Ficha técnica
Motor: 4 cilindros em linha 1332 cc Injeção direta, turbo
Potência: 140 cv/5000 rpm
Binário: 240 Nm/1600-3500 rpm
Tração: dianteira
Caixa de velocidades: manual de 6 velocidades
Comprimento/Largura/Altura, 4,394 / 1,806 / 1,509 m
Distância entre eixos: 2,646m
Mala: 430 litros
Depósito de combustível: 55 litros
Pneus Frente: 7jx18 – 215/55 R18
Pneus Trás: 7jx18 – 215/55 R18
Peso: 1435 kg
Vel. máxima: 193 km/h
Acel. 0-100 km/h: 10,5 s
Consumo médio: 6,3 l/100 km
Emissões de CO2: 144 g/km
Preço: 29,320.00 euros