Teste BMW 320e: uma boa aposta para poupar o ambiente

A BMW continua a alargar a sua gama eletrificada e lançou agora o 320e, um híbrido plug-in, que usa o mesmo motor de 2.0 a gasolina do seu irmão mais potente, o 330e, mas debitando uma potência combinada de 204 cavalos e 350 Nm de binário. Marginalmente mais cara que o bem sucedido 320d, esta versão tem todas as potencialidades para lhe suceder, com o bónus de ser ambientalmente mais correta.

A Série 3 da BMW sempre foi das mais abrangentes da gama do construtor alemão, com ofertas para todas as necessidades, desde as simples voltas do dia-a-dia, até ao poderoso desportivo M3 (e mais recentemente também o M4), que há décadas faz sonhar os amantes de automóveis.

O novo 320e usa o motor de 2.0 de quatro cilindros e dois turbocompressores, de 163 cavalos, a que se junta um motor elétrico de 113 cavalos (bateria de 12 kWh, já um pouco “curta”, pois a concorrência chega aos 15 kWh e um carregador interno de 3,7 kW, que limita a velocidade de carregamento ) para gerar uma potência combinada de 204 cavalos e 300 Nm, suficientes para levar os 1.840 quilos (as baterias pesam quase 300 quilos) aos 225 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/ em apenas 7,6 segundos.

Mas é de eletrificação que aqui falamos, e a BMW anuncia uma autonomia elétrica máxima de 61 quilómetros. Uma marca que conseguimos ultrapassar, num 320e cedido pela Caetano Baviera Porto, pois atingimos os 68 quilómetros, numa viagem sem pressa, é certo, mas que nos que levou da Maia até às portas de Arouca, ou seja, misturando alguma (pouca) cidade, com autoestrada e estrada de montanha.

Regeneração

Os três modos de condução – elétrico, híbrido e Sport – permitem gerir a “energia” disponível, sendo certo que o uso racional do acelerador privilegia o movo elétrico e só quando a bateria se acaba é que entra em funcionamento o motor a combustão. E, por outro lado, a eficácia da regeneração, seja aquando da travagem ou da desaceleração, permite ganhar um número surpreendente de quilómetros.

Numa condução descontraída de fim de semana, damos por nós a ver como conseguimos ganhar autonomia. E foi graças a este “jogo” que chegamos aos 68 quilómetros , mantendo uma velocidade média normal.

Vale isto por dizer que, quando utilizamos este híbrido plug-in do modo correto, ou seja, carregando as baterias sempre que possível, conseguiremos passar uma semana de trabalho com um gasto residual de gasolina.

A passagem para a eletrificação fez-se à custa de uma diminuição da quantidade de combustível, apenas 40 litros de gasolina, e da capacidade da bagageira, que nesta berlinda, cedida pela Caetano Baviera Porto, é de 375 litros, um valor imposto pela deslocação do depósito e pelas baterias.

De resto, o espaço interior é igual à dos série 3 com motores a combustão, com quatro passageiros a viajarem com conforto, sendo que o quinto riá sempre mais apertado.
A qualidade dos materiais e a sua montagem estão ao nível de uma marca Premium como a BMW, que reflete o seu estatuto elitista na extensão da lista de opcionais e no seu preço. Nada de novo, portanto.

Agilidade

Em termos dinâmicos é preciso ter acabado de conduzir um 3 “normal” para notar o acréscimo de peso. Não sendo um desportivo é, mesmo assim, um carro ágil e que dá prazer a conduzir.

E voltamos aos consumos. Esgotada a bateria, podemos optar por manter uma toada ambientalmente mais correta e, assim sendo, este 3203e permitiu-nos consumos a rondar os 5l/100km.

Se inventarmos um compromisso urgente para aumentar o rimo cardíaco, dificilmente baixamos do 9l/100km, um valor que, mesmo assim, não nos parece exagerado.

Carregar as baterias dura 3.60 horas.

Ficha Técnica
BMW 320e
Motor: Gasolina, 1998 cc, mais motor elétrico
Potência: 163 cv (gasolina) + 113 cv (elétrico) – 204 cv de potência combinada
Binário: 300 Nm
Transmissão: Tração traseira, caixa automática de 8 vel.
Aceleração 0-100 km/h 7,6.
Velocidade máxima 225 km/h
Consumo de combustível (WLTP) 1,3 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP) 29 g/km
Dimensões (C/L/A): 4700/1820/1440 mm
Distância entre eixos: 2850 mm
Peso 1840 kg
Bagageira 375 litros
Gama: desde 50.360€