Em linha com as ambições de crescimento da CUPRA, a gama de modelos procura chegar a todos os tipos de clientes e… de bolsas. O caso da motorização 1.5 TSI de 150 CV (associada à caixa automática DSG) é um bom exemplo de como é possível oferecer uma experiência menos entusiástica, mas mais realista e – importante – sem perder a essência desportiva.

É do conhecimento comum que os produtos alimentares ditos ‘light’ são mais conscienciosos em termos de nutrientes, embora procurem manter os sabores que agradam à gula. A mesma ideia pode ser aplicada, de certa forma, ao meio automóvel, nomeadamente com a oferta de versões menos potentes e, até, mais racionais em modelos que, na sua génese, têm uma postura mais agressiva ou, mantendo-nos na temática alimentar, mais gulosos.

Olhando para o exemplo do CUPRA Formentor com o motor 1.5 TSI a gasolina de 150 CV de potência, fica-se exatamente com essa ideia: um desportivo rápido, acessível e dotado dos mesmos atributos estéticos e dinâmicos que fizeram deste SUV desportivo um sucesso.

O estilo é, pois, um valor garantido, mantendo-se a linhas muito agressivas e desportivas, quase esculpidas que já são conhecidas da restante gama, num SUV compacto mas que sobressai pela postura robusta, sem denunciar grandemente a sua ‘alma’ menos potente.

No interior, também há poucas diferenças, nomeadamente com a falta de alguns detalhes como o botão no volante para alternar os modos de condução, ainda que a ambiência estatutária e a construção referencial se mantenham como traves-mestras deste Formentor, não faltando também os bancos desportivos em pele com encostos de cabeça integrados à frente (um opcional com um custo de 1372€ e que traz também ajuste elétrico do banco do condutor). À sua disposição, o condutor tem um painel de instrumentos digital de 10.25″ configurável e personalizável.

O sistema de infoentretenimento Plus com ecrã de 12” (opcional, uma vez que o ecrã de série é de 10″) também é simples de ler em andamento, congregando a grande maioria das funções do Formentor, incluindo a climatização, numa solução que não é brilhante, mas que serve o propósito de ‘limpar’ o tablier de demasiados botões e comandos. Ainda assim, há quatro teclas táteis de atalho pouco abaixo do ecrã central, permitindo então aceder diretamente a parâmetros como os modos de condução, o sistema de estacionamento ou a climatização.

Por outro lado, a sensibilidade de alguns dos comandos táteis nem sempre pareceu uniforme, nomeadamente, os de volume do áudio e os da seleção de temperatura a bordo.

De resto, assume uma filosofia familiar muito competente, valendo-se de espaço bastante satisfatório nos bancos traseiros (não obstante um túnel central elevado) e de boa capacidade da bagageira (450 litros na sua configuração base).

Chassis para mais

Um dos primeiros aspetos a enaltecer do Formentor é o seu excelente chassis, que compreende uma suspensão alinhavada a preceito (sem amortecimento variável), direção direta e precisa (alternando a assistência consoante o modo de condução selecionado.

Sem chegar perto do limite das potencialidades do chassis, o motor de 150 CV já permite uma condução ousada, com total controlo das operações e leitura muito certeira do que se passa na estrada, dando assim um divertimento que, não chegando aos patamares do mais desportivo VZ (sem falar no exclusivo VZ5), é perfeitamente desfrutável, autorizando toadas rápidas com carroçaria muito estável em curva e, sobretudo, num ótimo equilíbrio com o conforto (mesmo com as jantes opcionais de 19 polegadas, por 785€). Este é um CUPRA que pode ser desfrutado também pela família, já que o amortecimento não chega a ser despropositadamente firme.

 

Claro que o bloco 1.5 TSI de 150 CV e 250 Nm de binário máximo desempenham um papel fundamental na avaliação deste CUPRA. Não sendo uma unidade de cortar a respiração, é progressiva nas subidas de regime e empenhada nas prestações a partir de regimes muito baixos, ainda que tenha o seu maior impulso nas rotações intermédias. A caixa de velocidades automática DSG de sete velocidades mostra a demonstrar a sua proficiência em utilização multifacetada, lendo bastante bem as exigências ditadas pelo pedal do acelerador.

Dispõe de modo ‘S’ para atuação mais desportiva e ainda de patilhas atrás do volante para comando sequencial por parte do condutor, com atuação direta. Nesta versão ‘light’ também importa referir que os modos de condução são menos variados, dispondo meramente dos modos ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Individual’, este último para personalização de (poucos) parâmetros. Contribuem para um pouco mais de versatilidade de condução, mas não lhe roubam o foco.

Essa sua agradabilidade de funcionamento geral reflete-se também, de certa forma, na capacidade de ser relativamente pouco gastador em termos de combustível, com uma média de consumo a situar-se na fronteira entre os seis e os sete litros por cada 100 quilómetros. O nosso ensaio redundou em 6,9 l/100 km, praticamente em linha com os 6,8 l/100 km anunciados pela CUPRA.

Com preços a partir dos 37.537€, este CUPRA Formentor com motor 1.5 TSI é a forma mais fácil de exultar com a imagem desportiva da marca catalã, embora os interessados possam também equacionar a variante de caixa manual, um pouco mais ‘disciplinada’ em termos de preço (34.986€). Com os opcionais escolhidos, a versão ensaiada chegava aos 42.000€.

VEREDICTO

Mantendo os traços fundamentais na imagem e a identidade desportiva muito forte, o Formentor com motor a gasolina de 1.5 litros é mais um passo na estratégia de ampliação da gama por parte da CUPRA, posicionando-se num patamar mais acessível. Com 150 CV, esta motorização autoriza ritmos vivos, sem ser um prodígio em termos de prestações para um chassis que é capaz de suportar muito mais em termos dinâmicos.

Seja como for, já permite uma boa dose de divertimento ao volante, sobretudo por ação da caixa automática DSG que é tremendamente eficaz no funcionamento. A par das boas prestações, esta versão mais racional conta ainda com atributos positivos em matéria de consumos.


MAIS
Design desportivo inalterado
Comportamento
Habitabilidade e bagageira
Prestações adequadas
Funcionamento da caixa DSG

MENOS
Diferença de preço da versão DSG face à manual
Sensibilidade de alguns sistemas de segurança

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9.2
Dinâmica
9
Espaço
8.7
Segurança
8.7
Prestações
8
Consumos
8.5
Preço/equipamento
8