Quando a Ford se dedica a conceber um desportivo é preciso dar-lhe a devida atenção. O Puma ST é um exemplo de como o formato SUV se pode coadunar com a filosofia desportiva, sem que nenhum dos aspetos saia prejudicado. Tirando de uma base que já de si é bastante profícua em termos dinâmicos, os engenheiros da marca americana souberam calibrar este SUV compacto para os gostos de quem aprecia condução rápida, segura e divertida.

Herdeiro do nome Puma, mas não do estilo – o anterior era um coupé compacto com base no Fiesta –, o novo SUV desportivo surge na senda da aposta da marca americana no segmento SUV, cada vez mais em voga e capaz de ser adaptável a todos os gostos – há-os mais confortáveis, mais requintados e mais dinâmicos.

A cor verde ‘Mean Green’ é, desde logo, chamariz poderoso (opcional por 1271€). Não só chama a atenção como lhe confere uma aura de imponência, louvando sobressair no sisudo parque automóvel nacional povoado de cinzentismos, obscuridades e claridades (por outras palavras, cinzentos, pretos e brancos). Junte-se-lhe alguns retoques específicos da preparação da Ford Performance, como o para-choques com a grelha com a padrão de colmeia, tipicamente desportiva. Na parte inferior, surge um spoiler com a inscrição, precisamente, da ‘Ford Performance’. Ao longo da carroçaria, bastante elegante, por sinal, há ainda apontamentos interessantes, como a dupla saída de escape ou as jantes de 19 polegadas com desenho único, através das quais é possível observar um sistema de travagem reforçado. Os pneus Michelin Pilot Sport 4S complementam o leque de atributos do Puma ST.

No interior, encontram-se mais elementos específicos que oferecem um ambiente desportivo q.b., com a qualidade de construção típica da Ford. O volante específico com a sigla ‘ST’ é mais desportivo e tem maior espessura, embora o maior destaque seja conferido aos bancos de estilo bacquet concebidos pela Recaro com revestimento em pele e Alcantara. Estes elementos são extremamente valiosos na perceção desportiva do habitáculo, oferecendo uma impressionante competência no suporte do corpo em curva (ainda que possam não se ‘moldar’ convenientemente a quem tiver um corpo mais largo).

De resto, além da boa construção e dos materiais igualmente de boa aparência, vale a pena salientar a configuração tecnológica, com um painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas (variável de acordo com os modos de condução, mas sem a variedade de outras propostas do mercado) e o ecrã tátil central que tem uma interface algo simples com 8.0 polegadas. Porém, nada de verdadeiramente incomodativo, até porque o sistema de infoentretenimento é intuitivo e de fácil abordagem, dispondo de conexão aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Na habitabilidade, além dos dois bancos dianteiros com as suas bacquets impecáveis, vale a pena mencionar o espaço adequado para dois ocupantes atrás, sendo que três é pouco prático. Destaque ainda para a capacidade da bagageira, com 456 litros, que é decididamente um ponto a seu favor, até porque sob o patamar de carga há quase um ‘baú’ escondido para guardar mais qualquer coisa…

Dizer olá às curvas

A Ford sabe como fazer os seus desportivos e este é mais um exemplo, o que até poderia ser contrariado pela carroçaria de estilo SUV. Porém, tal não acontece.

Sentados de forma conveniente ao volante – a posição de condução não é excessivamente elevada –, o Puma ST tem abordagens distintas consoante o modo de condução escolhido a partir de botão no volante. Naturalmente, há um modo ‘Eco’, que se apresta a conter os consumos e incrementar a eficiência, mas para os que buscam mais adrenalina interessarão os dois modos mais dedicados: ‘Sport’ e ‘Pista’.

Recorrendo a um motor 1.5 EcoBoost de três cilindros, é possível dispor de 200 CV de potência e 320 Nm de binário, estando associado à bem calibrada caixa manual de seis velocidades, com punho específico para a versão ST. Surpreendentemente, para um bloco tricilíndrico nunca lhe falta ímpeto, subindo de regime com intensidade apreciável, sendo uma parte importante da experiência de condução. Mercê da sua disponibilidade desde baixas rotações, o motor sobrealimentado revela um carácter muito explorável e redondo na sua utilização, podendo por isso mostrar a sua veia desportiva numa ampla faixa de rotações. Apenas nas recuperações, quando numa mudança mais alta, se sente algum atraso na resposta do turbo, o que influencia as prestações naquele momento, mas por pouco tempo.

Se o motor é extremamente eficaz, o comportamento torna o Puma ST num desportivo especial. A direção começa por ser o primeiro ponto a destacar, sentindo-se direta e com o peso certo logo aos primeiros metros. Ajuda a dar a precisão desejada às trajetórias, sendo depois de enaltecer o trabalho conjunto de suspensão (ótima contenção do rolamento da carroçaria) e a permissividade do eixo traseiro. Aqui, a barra de torsão utilizada atrás é 50% mais firme do que a de um Puma comum, beneficiando ainda de barras estabilizadoras nos dois eixos para incrementar a rigidez em curva.

Não deixará de sentir o levantamento da roda traseira interior à curva quando a mesma é feita com maior apoio, mas até aí o Puma ST delicia. É possível ‘ler’ o seu comportamento: a frente entra em curva, a traseira segue e, pode-se até libertá-la ao levantar o pé do acelerador. Voltando a pressioná-lo novamente, a motricidade do eixo dianteiro ‘desenrola’ o Puma ST pelo resto da curva e reposiciona-o para a reta seguinte. Neste segmento, apenas o Hyundai Kauai N pode ter esta disposição, mas o sul-coreano vale-se de um motor com 280 CV, o que é, paradoxalmente, um grande elogio à competência do Puma.

No modo ‘Pista’, a intervenção eletrónica de assistência é modificada: o controlo de tração é desligado e o de estabilidade pode até ser desligado, pelo que o condutor perde a sua rede de segurança. Mas, também se poderá dizer, que no percurso perfeito de curvas encadeadas, oferece maior emotividade ao seu condutor.

Se quiser tirar total partido das capacidades do talentoso ‘Senhor Puma’, o diferencial autoblocante do Pacote Performance é essencial, trazendo também consigo o modo ‘Launch Control’ para arranques mais efusivos. Mas é mesmo o diferencial que torna este pacote opcional (1118€) praticamente obrigatório.

Não obstante, apesar de tudo, numa ou noutra ocasião (sobretudo com alcatrão deformado), o efeito ‘torque steer’ (efeito de desvio da direção em aceleração mais forte) fez-se sentir, exigindo mão firme no volante. Nota ainda para o consumo, que não nos pareceu excessivo, variando entre a casa dos sete e os oito litros por cada 100 quilómetros. Há até sistema de desativação de um cilindro em modo ‘Eco’ quando não há carga no acelerador.

O preço a pedir por este pacote desportivo situa-se nos 36.338€ de base, embora a importadora disponibilize ainda um desconto de 11.5% sobre preço base e uma campanha de apoio à retoma no valor de 800 euros. Em termos de equipamento, nota para elementos como os faróis LED, o sistema de Navegação Premium com equipamento áudio B&O composto por dez altifalantes e sistema SYNC3.

VEREDICTO

O Puma ST é modelo com carácter único e especial. Capaz de se posicionar como uma das propostas mais interessantes para quem busca condução desportiva, segura e eficaz com a promessa de diversão ao volante. O motor reativo é um argumento de peso, mas não o único, já que o acerto do chassis complementa uma experiência que, inter pares, tem poucos rivais.


MAIS
Dinamismo referencial
Motor ‘redondo’ e fácil de explorar
Rigor de montagem no habitáculo
Bagageira imensa
Equipamento
Apresentação tecnológica

MENOS
Firmeza da suspensão pouco perdulária em mau piso

Ficha Técnica
Ford Puma ST
Motor: Gasolina, 1496 cc, 3 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência: 200 CV às 6000 rpm
Binário: 320 Nm entre as 2500 e as 3500 rpm
Transmissão Tração dianteira, caixa manual de 6 vel.
Aceleração 0-100 km/h 6,7 s
Velocidade máxima 220 km/h
Consumo de combustível (WLTP) 6,8 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP) 155 g/km
Dimensões (C/L/A): 4226/1805/1533 mm
Distância entre eixos: 2588 mm
Pneus 215/40 R18
Peso 1358 kg
Bagageira 456-1216 litros
Preço 36.338€
Gama desde 23.950€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.