Colocámos à prova o familiar mais desportivo do segmento… Com 4,69 metros de comprimento e uma bagageira com 505 litros, esconde debaixo do capot uma autêntica besta com 421 CV com a qual consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em 4 segundos. Quer saber mais alguns dos seus segredos?

Não deixe de ler sobre esta Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45S 4Matic porque vai ficar surpreendido. Afinal o que é esta carrinha? Um familiar ou um desportivo de pura cepa? A resposta, ainda que surpreendente, é muito simples: é tudo isto e muito mais.

Não vale a pena valorizar em profundidade o design desta carrinha. Foi lançada há cerca de um ano e meio e mantém todos os pergaminhos do modelo original, que chegou ao mercado em 2015. Trata-se de uma carrinha que sem qualquer detalhe AMG, propõe uma imagem poderosa e muito desportiva. Todavia, com todo o aspeto AMG da nossa, acaba por manter essa imagem “racing”, mas de uma forma muito discreta (nesta unidade é tudo preto, até as designações do modelo e as saídas de escape).

Não anda… voa

E deixando de lado toda a parte estética, o elemento que reclama de imediato a nossa atenção é o motor. É a versão mais potente e emocional e a que leva impresso o selo de Affalterbach, leia-se a única que tem o motor assinado pelos responsáveis da casa AMG (a CLA 35 AMG de 306 CV não contempla esse pormenor). Estamos conscientes que por si, esta CLA não é um das primeiras opções dos compradores da carrinha, mas é um verdadeiro ‘miminho’, para quem realmente gosta deste tipo de carroçarias, relativamente discretas e com muitos cavalos.

Ou seja, ‘se existem é porque têm mercado’ e é precisamente o caso da CLA 45 AMG que está à venda para satisfazer os desejos mais carnais dos condutores desportivos e endinheirados.

Debaixo do capot encontramos o motor 2.0 litros Turbo de quatro cilindros mais potente da atualidade que debita nada mais nada menos do que 421 CV. Ligá-lo é uma delícia, mas se aumentarmos o ruído produzido pelo escape (pode ser feito num botão específico) e trocarmos o ‘manetinno’ alemão (no volante) para o modo ‘Sport’ ou ‘Race’… basta pressionar o acelerador e arrancar a fundo.

Ao volante as sensações confirmam a teoria. O 2.0 litros a gasolina transforma quilómetros em centímetros. Uma torrente de força auxiliada por uns selvagens 500 Nm de binário que são muito bem distribuídos por uma caixa de dupla embraiagem de oito relações. A simbiose é perfeita. O motor sobe tão rápido de regime que nos obriga a estar atentos para não chegarmos ao limite sem nos apercebermos disso.

O melhor de tudo é o facto do motor não ser ‘pontudo’, circunstância muito positiva num automóvel que se presta a andar em circuito ou a ser utilizado numa toada mais calma em longos trajetos de autoestrada. Já o som produzido é tão entusiasmante quanto o de um V8, principalmente em modo Race.

É bruto e muito, mas muito cheio, permitindo atingir facilmente as 7200 rpm. E, depois, a cereja no topo do bolo. Em condução relaxada, é possível alcançar médias abaixo dos 9,0 l/100 km e falamos-lhe de rolar em autoestrada a velocidades em redor das legais e em modo ‘Confort’.

Peso pesado

Com pouco mais de quatro metros de comprimento e 1705 kg de peso, a CLA 45 S afasta-se do conceito típico de superdesportivo mas que a AMG soube resolver “maquilhando” o chassis, que tem um afinação mais radical. Como não se trata de uma carrinha virada para o conforto, a sua taragem mais firme faz-se sentir nos ressaltos rápidos das juntas de dilatação ou em pisos mais degradados.

As indesejadas flutuações são praticamente eliminadas e a inércia que daí advém é resolvida à conta de uns pneus Michelin Pilot Sport 255/35, sempre em jantes de 19”. A curvar é visceral, impressionante. Curva rápido e bem, seja a que velocidade for, como se seguisse sobre carris.

Depois há a destacar o modo drift (de série nesta versão S). Um modo especial que não está disponível mediante o pressionar de um simples botão. É preciso criar o ambiente propício para este modo: carro parado, modo Race ligado e carregar numa das patilhas da caixa de velocidades. Este inédito recurso é uma combinação do sistema de tração integral com o diferencial do eixo traseiro dotado de duas embraiagens multidisco – uma para cada roda traseira.

Enquanto o sistema 4Matic+ tenta manter a tração, o diferencial permite que parte da força seja enviada para o eixo traseiro. A consequência são derrapagens controladas como um puro tração traseira, ainda que o diferencial apenas envie 50% da força para trás.

Resultado, só quando o asfalto oferece condições de aderência abaixo do normal é que o modo “drift” mostra todo o seu potencial.

VEREDICTO

Partindo da base de um automóvel de segmento C, a Mercedes-AMG conseguiu transformar uma carrinha num verdadeiro superdesportivo. Este é uma CLA para uma família de quatro que garante pura diversão. O preço não é para todos, pois começa nos 85 650 euros.


FICHA TÉCNICA

Mercedes-AMG CLA 45 S Shooting Brake 4MATIC+

Motor Gasolina, 1991 cc, 4 cil. em linha, inj. direta, turbo, intercooler
Potência 421 CV às 6750 rpm
Binário 500 Nm entre as 5000 e as 5250 rpm
Transmissão Integral 4MATIC+, caixa automática de oito velocidades
Dimensões (C/L/A) 4693/1857/1415 mm
Distância entre eixos 2840 mm
Aceleração 0-100 km/h 4,0 s
Velocidade máxima 270 km/h
Consumo médio 8,9 l/100 km
Emissões CO2 204 g/km
Peso 1715 kg
Bagageira 505-1370 litros
Pneus 255/35 ZR19
Preço base 85.650€
Preço ensaiado 98.765€*

* Inclui elementos como pintura metalizada Preto Cosmos por 950€; Pack Premium por 3900€ com navegação, instrumentação e ecrã central de 10.25″, Pack Parking, Pack Espelhos, Keyless-Go, bancos dianteiros aquecidos, sistema de som Burmester (mais 550€), iluminação ambiente e embaladeiras das portas dianteiras iluminadas; faróis Multibeam LED por 550 €, Pack Aerodinâmico AMG por 1700€, Pack Bancos Performance AMG por 2400€ e suspensão com amortecimento adaptativo por 1250€, entre outros.

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