O Ibiza é um dos ícones da SEAT, sendo durante muito tempo o modelo mais vendido da marca espanhola. No acumulado, este utilitário conta já com um volume em redor dos seis milhões de unidades vendidas ao longo de 37 anos de vida (nasceu em 1984, encaminha-se dos 38). Retocado por fora, mas reforçado tecnologicamente por dentro, o Ibiza está mais competente do que nunca.

Notando-se que houve preferência a uma evolução exterior e a uma revalidação tecnológica do interior, o Ibiza conta com tecnologia LED de série, novas opções de jantes de liga leve (duas de 17” e uma de 18”) e a designação ‘escrita’ à mão na traseira, no centro do portão da bagageira para um toque mais cativante e elegante. Além disso, também o logótipo da SEAT foi retocado, surgindo agora em dois tons com acabamento cromado.

Tal como no Arona, com o qual partilha a plataforma e muitos componentes e que também foi renovado ao mesmo tempo, o Ibiza beneficia de um acréscimo de qualidade no interior, sobretudo pela adoção de revestimento macio ao toque ao longo de todo o tablier, revalidando também outros revestimentos noutros pontos do habitáculo. A qualidade de construção e a boa insonorização foram outros atributos de destaque neste utilitário de sucesso.

A habitabilidade não muda, tratando-se apenas de uma atualização de meio de ciclo e não de uma renovação de modelo. Assim, boas cotas disponíveis para todos os ocupantes, oferecendo boa amplitude para as pernas e em altura nos lugares posteriores, não sendo brilhante, por outro lado, na largura entre portas.

Mas, é a tecnologia que se demarca, com o painel de instrumentos digital configurável de 10.25″ e o novo ecrã central tátil que pode ser de 8.25″ (de série) ou de 9.2″ opcionalmente, como neste caso, resultando mais fácil de observar e de manusear. Crucialmente, mantiveram-se os comandos físicos para a climatização, embora o volume seja controlado de forma tátil no ecrã central, o que não é uma solução muito prática.

No caso do sistema multimédia de maiores dimensões, vale mesmo a pena destacar a melhor visibilidade do ecrã e a melhoria na interação com o mesmo. Na vertente da segurança, o acréscimo de tecnologias de assistência é valioso, valendo-se se elementos que permitem até condução semi-autónoma em determinadas condições, como o Cruise Control Adaptativo (ACC) e o Lane Assist. Nota para a chegada do Side Assist, que auxilia nos processos de mudança de faixa, valendo-se dos radares traseiros para vigiar os ângulos mortos.

Qualidade de condução

Com base na plataforma MQB-A0 para os modelos mais compactos do Grupo Volkswagen, o Ibiza descarta ainda a eletrificação, não apresentando mexidas técnicas em termos de chassis. Sem versões Diesel, no mercado há apenas motores a gasolina (MPI e TSI) e a gás natural (TGI).

Nesta unidade, contamos com o 1.0 TSI de três cilindros com 110 CV de potência e 200 Nm de binário, associada a uma caixa manual de seis velocidades, assumindo-se como uma escolha bastante sensata para quem se satisfaz com prestações desenvoltas em associação com boa economia de utilização, até pelo facto de ser um motor muito enérgico desde baixos regimes.

Com manuseamento preciso da caixa de velocidades, o Ibiza 1.0 EcoTSI de 110 CV revela desenvoltura e competência para uma ampla variedade de rimos, valendo-se igualmente de boa elasticidade mecânica para retomas, mesmo que seja preferível recurso à caixa para repor o ritmo com maior celeridade até porque a sua maior disponibilidade chega em redor das 1700-1800 rpm. É aí que se sente de forma mais vincada a pujança desta mecânica.

No comportamento, nota para a sensação de estabilidade geral, tanto em curva, como em velocidade de cruzeiro, denotando uma imensa qualidade de condução. Imperturbável, o Ibiza absorve com muita competência o mau piso e desenvolve um agradável entendimento com o condutor nos percursos mais sinuosos. A versão ensaiada contava com os modos de condução opcionais (127€) que permitiam escolher entre ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Sport’ (além de um ‘Individual’ personalizável), mas a diferença efetiva na condução é diminuta.

Nota ainda para o consumo muito moderado deste Ibiza em versão 1.0 TSI de 110 CV, mantendo-se de forma corrente na casa dos 6,0 l/100 km, como no ensaio, com um valor de 6,1 l/100 km.

Com este facelift, o Ibiza revelou uma melhoria em termos de funcionalidade interior, com o reforço da conectividade a ser um chamariz importante para os seus clientes alvo. Composto por uma lista de equipamento muito completa no nível Xcellence (forro do tejadilho em preto, saídas de ar na cor ‘Burgundy’, aplicações em cromado, sensores de estacionamento traseiros, sensores de luminosidade e de chuva, Assistente de Faixa de Rodagem, jantes de 16″ ou faróis Eco LED, entre outros), o preço base de 21.684€ justifica-se plenamente.

Entre os opcionais, destaque para os faróis Full LED (619€), vidros traseiros escurecidos (264€), jantes de liga leve ‘Dynamic’ de 17″ (472€), o sistema de navegação com ecrã de 9.2″ (1100€) ou o painel de instrumentos digital (319€). No total, a versão ensaiada tinha um custo já de 25.000€.

VEREDICTO

Sem perder os elementos que fizeram deste modelo um sucesso, o renovado SEAT Ibiza aprofunda as competências de tecnologia e conectividade, ganhando novos e fortes argumentos num segmento que mantém a sua importância apesar do crescimento dos SUV. Com uma condução refinada digna de segmento superior, combinando conforto e dinamismo em boa dose, o Ibiza continua a ser um dos melhores do segmento, garantindo que assim continuará no topo das preferências dos europeus e, em especial, dos portugueses.

Com esta motorização e nesta configuração de equipamento, o Ibiza é claramente um modelo a ter em conta, adequando-se a todos os tipos de condutores.


MAIS
Melhoria dos materiais
Qualidade de construção geral
Conectividade e tecnologia reforçadas
Motor enérgico e competente
Comportamento muito equilibrado
Consumos moderados

MENOS
Preço pode ser mais elevado face a alguns rivais

Ficha Técnica
SEAT Ibiza 1.0 TSI 110 CV Xcellence
Motor: Gasolina, 999 cc, 3 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência: 110 CV às 5500 rpm
Binário: 200 Nm entre as 2000 e as 3500 rpm
Transmissão Tração dianteira, caixa manual de 6 vel.
Aceleração 0-100 km/h 10,2 seg.
Velocidade máxima 195 km/h
Consumo de combustível (WLTP) 5,1 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP) 116 g/km
Dimensões (C/L/A): 4059/1780/1444 mm
Distância entre eixos: 2564 mm
Pneus 195/55 R16
Peso 1169 kg
Bagageira 355-1165 litros
Preço 21.684€
Gama desde 17.947€

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