Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete versões Ford Fiesta que nunca chegaram à estrada

Ford Ghia Corrida: A base era a do Fiesta, mas o seu estilo apontava numa direção tremendamente futurista. O Ghia Corrida Concept foi apresentado no Salão de Turim de 1976 e destacava-se pelas suas portas de abertura ao estilo de gaivota, mas com acionamento hidraúlico. Com linhas semelhantes às de uma cunha, o Ghia Corrida mostrava ainda um enorme óculo traseiro e para-choques curto e levantado.
Ford Fiesta Fantasy: Uma pick-up de dimensões muito compactas foi o que a Ford procurou realizar com este Fiesta Fanatsy, um estudo apresentado em 1978, mas que também nunca chegou à fase de produção.
Ford Fiesta Tuareg: Pensado para os caminhos das savanas e das areias, o Fiesta Tuareg de 1979 mostrava altura ao solo mais elevada, faróis suplementares à frente e junto ao tejadilho, pneus vincadamente 'off-road' e uma silhueta ao estilo 'shooting brake'.
Ford Fiesta Bebop: É o nome de um dos vilões das Tartarugas Ninja, mas a Ford aplicou-o também a um modelo de aspeto mais versátil no início da década de 1990, com um visual de pick-up desportiva que parecia evocar o espírito do Fantasy de 1978.
Ford Ghia Barchetta: Quiçá replicando a receita que as marcas japonesas aplicam no seu território com os 'kei-car', a Ford apresentou o protótipo de um pequeno descapotável de estilo 'barchetta' em 1983, com linhas futuristas e dinâmicas que também não saíram dos estúdios de design da Ghia.
Ford Lynx: Linx, lince, puma... uma simples ordem de raciocínio deixa transparecer que o Lynx Concept de 1996 acabou por ver muitas das linhas transpostas para o Puma, um pequeno coupé que se dedicou a batalhar com um rival denominado igualmente felina, o Opel Tigra. Se o primeiro teve base no Fiesta, o segundo recorreu ao Corsa. Outras guerras. Voltando ao Lynx, foi concebido em apenas oito semanas, para estreia no Salão de Genebra, com revestimento superior concebido em 'Gore-Tex'.
Ford Fiesta RS Concept: Altamente agressivo, o Ford Fiesta RS Concept parecia destinado à produção, mesmo que em número limitado. Contudo, este protótipo de 2004 também nunca chegou às estradas, condenado pela estratégia comercial da marca que entendeu não compensar o investimento feito com o retorno previsto das suas vendas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Lançado em 1976, o Ford Fiesta prepara-se para entrar na sua oitava geração, mantendo sempre o seu formato de modelo compacto adequado à vida das cidades, mas que também se mostra competente em longos trajetos, apelando a uma franja de jovens clientes.

Com algumas grandes novidades de monta no novo modelo apresentado ontem, incluindo o primeiro motor 1.0 EcoBoost de três cilindros com tecnologia de desativação de cilindros (um, neste caso) e uma variante mais versátil denominada Active, com maior altura ao solo. Momento indicado para revisitar alguns dos concepts ou modelos com base no Fiesta que nunca chegaram às estradas.