Mesmo sendo apologista da modernidade, a Porsche não esquece o peso da sua herança entre os desportivos, sendo o 911 Targa de nova geração o mais recente exemplo dessa filosofia. O 911 Targa 4S Heritage Design Edition surge como o primeiro de quatro modelos de coleção nascidos a partir de uma estratégia que presta homenagem aos modelos do passado, a Heritage Design.

É o mais moderno 911, mas com elementos de design dos anos 50 e início dos anos 60 do século passado. Elementos exteriores e interiores de design histórico foram reinterpretados e combinados com a última tecnologia numa exclusiva edição especial Porsche Exclusive Manufaktur, que já pode ser encomendado e que chegará aos concessionários no outono de 2020. Num detalhe que pretende oferecer maior exclusividade, este modelo estará limitado a apenas 992 unidades, correspondendo à abreviação interna da gama.

O primeiro modelo Heritage Design é baseado no novo 911 Targa 4S da geração 992, apresentado apenas há poucos dias, alimentado por um motor biturbo boxer com 450 CV. Combinado com caixa de dupla embraiagem com oito velocidades, o desportivo pode alcançar uma velocidade máxima de 304 km/h e acelerar (com Launch Control) dos zero aos 100 km/h em menos de 3,6 segundos. O 911 Targa 4S está equipado com as mais recentes tecnologias para o chassis, sistemas de assistência e infoentretenimento.

Entre os elementos em destaque está a pintura exclusiva em cor Cereja Metalizada e outras quatro cores exteriores a par com logótipos dourados, que criam uma imagem em linha com o estilo dos anos 1950. Associada à cor estarão gráficos do desporto automóvel, em forma de lança, colocados nos guarda-lamas dianteiros, que evocam o início da Porsche no desporto automóvel. Outro destaque é a placa Porsche Heritage na grelha do compartimento de arrumação traseiro, com um design reminiscente da placa do Porsche 356.

O selo de qualidade do passado – com um toque moderno – irá agraciar a traseira dos quatro modelos Porsche Heritage Design, demarcando-se pelo histórico Escudo Porsche de 1963, colocado no capot, volante, centros das jantes e chave do veículo e, em relevo, nos apoios de cabeça e porta-chaves, a par com as jantes Carrera Exclusive Design de 20”/21”, oferecidas de série, e as clássicas pinças de travão em preto.

Interior saudosista

O interior presta também tributo ao passado: o interior bicolor combina pele em Vermelho Bordeaux com pele Club OLEA em Bege Atacama ou pele Club OLEA em Preto com pele Club OLEA em Bege Atacama. A utilização de bombazine nos bancos e portas assinala o regresso de um material já utilizado no Porsche 356, revivendo a moda dos anos 50 do século passado. O conta-rotações e o cronómetro numa imagem clássica com iluminação em verde sublinham a natureza emotiva do conceito na mesma forma que o revestimento interior do tejadilho perfurado em tecido microfibra e os alargados revestimentos em pele Exclusive Manufaktur. A placa em metal no friso do tablier apresenta o número da edição limitada.

A par com a introdução desta edição especial, alguns elementos interiores vão estar disponíveis para todos os modelos 911 como parte do Pacote Heritage Design. Paralelamente, a Porsche Design criou um cronógrafo mecânico de alta qualidade, também em edição limitada (992 unidades), exclusivamente para quem adquire o modelo de colecionador.

Em muitos dos detalhes, os designers inspiraram-se nos lendários Porsche 356 e 911 Targa: por exemplo, o design do mostrador com o ponteiro dos segundos em branco e a numeração e os anéis em “Verde Phosphorus” são baseados nos conta-rotações destes automóveis. Os indicadores das horas são desenhados no típico lettering Porsche. A bracelete é em pele genuína do interior Porsche. O “911” em relevo é mais um tributo ao icónico automóvel desportivo.

“Com os modelos Heritage Design, estamos a evocar memórias dos anos 50, 60, 70 e 1980 nos clientes e fãs. Nenhuma marca pode trazer tão bem estes elementos para a moderna como a Porsche. Desta forma, estamos a responder os desejos dos nossos clientes. Com estas exclusivas edições especiais, estamos também a estabelecer uma nova linha de produto que assinala a dimensão ‘lifestyle’ da nossa estratégia de produto”, explica afirma Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.


Estratégia Porsche Heritage Design: reinterpretar os clássicos

Os modelos Heritage Design enfatizam a dimensão do “estilo de vida” que representa conceitos particularmente emotivos dentro da estratégia de produto da Porsche. Aqui, o departamento de design “Style Porsche” e a Porsche Exclusive Manufaktur reinterpretam os icónicos modelos 911 e os seus interiores entre os anos 1950 e 1980, trazendo à vida as suas características típicas. O Pacote Heritage Design para o 911 Speedster de 2019 ofereceu, deliberadamente, uma antecipação desta estratégia. A Porsche vai agora produzir um total de quatro edições especiais em séries limitadas em certos intervalos.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.