A Stellantis apresentou os planos a médio prazo para as suas marcas automóveis, bem como os seus resultados financeiros, deixando já bem claro que o futuro será 100% elétrico. No segmento Premium, a Alfa Romeo transformar-se-á em marca totalmente elétrica em 2027, mas a DS Automobiles e a Lancia farão essa transição antes.

Rumo à eletrificação total. Eis o caminho delineado para os emblemas do segmento Premium pelo grupo Stellantis, do qual fazem parte, além daquelas atrás mencionadas, outras como Peugeot, Citroën, Opel ou Fiat.

O plano de futuro foi apresentado durante a conferência de apresentação de resultados do grupo, passando em revista aquilo que será de esperar para os próximos anos. O curso a seguir pelas três marcas Premium, bem como pela Maserati, gerava alguma expectativa, na medida em que são marcas que batalham, de certa forma, pela sua implementação face aos rivais, sobretudo alemães.

Assim, para a Alfa Romeo, a eletrificação total para a grande maioria da Europa, América do Norte e China chegará em 2027, esperando-se uma transição gradual com base nos híbridos plug-in que irão ser lançados com base nas ferramentas que já haviam sido desenvolvidas pela PSA antes da fusão com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), como a plataforma EMP2. O seu primeiro plug-in chegará em 2022, esperando-se que tome a forma do SUV Tonale.

Em processo de revitalização, a Lancia será transformada em marca 100% elétrica um ano antes, ou seja, em 2026, embora se espere que seja 100% eletrificada já em 2024 – com algum tipo de sistema elétrico em associação ao motor de combustão. Curiosamente, no plano de médio prazo apresentado pela Stellantis, não está previsto nenhum novo modelo até 2023. Até aqui, a marca apenas vende o Ypsilon no mercado italiano.

Mais cedo ainda, a DS Automobiles dispensará todos os motores de combustão nos automóveis novos a partir de 2024, esperando-se uma gama de quatro automóveis, incluindo os novos DS 4 e DS 9.

No total, nos próximos 24 meses, o grupo liderado por Carlos Tavares irá lançar 20 automóveis eletrificados, dos quais dez puramente elétricos, nove plug-in híbridos e um com opção dupla entre elétrico e plug-in.

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